Como evitar os agrotóxicos

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. O uso atinge 70% dos alimentos consumidos e pode causar quadros graves de intoxicação e levar ao desenvolvimento de uma série de doenças, entre elas o câncer.

Como evitar a ingestão de agrotóxicos na dieta

Algumas dicas podem ajudar a reduzir quantidade dos produtos no alimento. Lave bem frutas e legumes antes de comer. Use preferencialmente água morna. Isto pode ajudar a reduzir a quantidade de veneno presente na superfície das frutas e legumes, mas o agrotóxico que está no interior, no entanto, não pode ser eliminado com a lavagem.

Retire a casca das frutas e legumes. Embora se percam também vitaminas e fitoquímicos, muito agrotóxico fica nas cascas da fruta, então é melhor não ingeri-las.

Compre produtos regionais e da estação do ano, o que diminui a probabilidade de uso de grande quantidade de agrotóxico. Varie com frequência as frutas e legumes na sua dieta. Assim, você está menos propenso a comer regularmente variedades muito carregadas com o mesmo agrotóxico.

Prefira orgânicos

Prefira produtos orgânicos. Vários testes mostram que os produtos orgânicos são muito mais saudáveis que frutas e legumes produzidos convencionalmente. Embora no Brasil eles custem bem mais caro que o hortifrúti convencional - cerca de 30% - o valor pode ser compensado pela qualidade de vida e garantia de saúde.

Foto: © Theodoros Timpilis - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como evitar os agrotóxicos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.