Seca íntima

Novembro 2017


Definição

falamos de seca íntima quando a vagina não está corretamente hidratada. A seca íntima é um sintoma que pode afetar todas as mulheres, e mais particularmente aquelas na menopausa, grávidas, ou jovens mães. Além das alterações hormonais envolvidas nesses casos citados acima, a seca vaginal pode ser provocada por:
  • Estresse e ansiedade;
  • Álcool, tabaco e drogas;
  • Meio contraceptivo;
  • Tomada de alguns medicamentos;
  • Infecção genital...

Ainda tabu, a seca íntima é geralmente escondida dos médicos e ginecologistas. Portanto, a patologia se cura muito bem.

Manifestações

a seca íntima se manifesta por uma falta de hidratação da vagina. Os sinais que podem ser evocadores desta seca são variados:
  • Vermelhidões nos órgãos genitais externos;
  • Irritações;
  • Coceiras;
  • Uma inflamação local...


Além disso, isso causará uma grande sensibilidade às infecções. A seca íntima pode ter, entre outras, repercussões sobre a vida do casal pois ela pode causar dores durante as relações sexuais, chamadas dispareunias, ou até uma diminuição da libido.

Diagnóstico

para diagnosticar uma seca íntima, o médico tentará saber mais sobre sua paciente fazendo um interrogatório médico. Ele realizará em seguida um exame clínico e ginecológico. Para determinar a origem da seca íntima, o médico ou ginecologista poderá prescrever:
  • Um exame de sangue com principalmente dosagens hormonais;
  • Uma amostra vaginal.

Tratamento

para tratar a seca íntima, é necessário evitar alguns fatores que podem provocá-la, o que, na maioria dos casos, levará ao estado de hidratação normal (ver prevenção). As mulheres podem igualmente utilizar alguns medicamentos úteis de reidratação local como lubrificantes ou géis a serem aplicados localmente. Se o paciente está na idade da menopausa ou se a seca íntima é causada por um problema hormonal, um tratamento substitutivo pode ser prescrito.

Prevenção

para prevenir a seca vaginal, é importante ter uma boa higiene local mas muito frequente, e não utilizar moléculas muito agressivas. O álcool, tabaco e outras substâncias devem ser evitadas, e o uso de roupas em materiais não agressivos como o algodão também é recomendado. É necessário igualmente ter uma excelente higiene de vida para eliminar o estresse do seu cotidiano. As relações sexuais também deve ser feitas após uma boa lubrificação da vagina, seja natural, seja com a ajuda de lubrificantes.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Seca íntima', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.