Como aliviar a enxaqueca sem remédios

Não é preciso o uso de analgésicos para aliviar a enxaqueca. Algumas ações são capazes de aliviar a enxaqueca sem uso de medicamentos. Conheça alguns truques abaixo.

Criar um ambiente tranquilo

Pacientes com enxaqueca sofrem de fotofobia (sensibilidade à luz) e agravamento das dores quando expostas a fortes barulhos. Por conta disso, é importante buscar um ambiente tranquilo durante uma crise. Apague as luzes, cubra os olhos e evite locais com muito barulho.

Açúcar, café e chá de ervas

Alguns alimentos atuam contra a enxaqueca. Engula uma pequena colher de açúcar e beba café, chá e outras bebidas com alta concentração de cafeína. Além disso, tomar um chá de ervas, também chamado de tisana, auxilia no combate à enxaqueca.

Compressa fria

Coloque uma compressa de água fria sobre a cabeça. Algumas pedras de gelo em um saco ou enroladas em uma toalha apresentam o mesmo efeito benéfico.

Massagem

Massagear o couro cabeludo, testa e maçãs do rosto é eficaz contra crises de enxaqueca. Pressione a têmpora na região onde a dor é mais intensa para impedir ao máximo que a dor se espalhe para outras regiões da cabeça.

Relaxamento e ioga

A ioga e outras técnicas de relaxamento agem de maneira positiva sobre o estado geral de um paciente com enxaqueca e diminui o estresse provocado pelas crises. Aprender a controlar a respiração com exercícios respiratórios é também muito positivo para o controle e tratamento da enxaqueca.

Foto: © lenetstan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como aliviar a enxaqueca sem remédios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade