Bactéria patogênica - Definição

Novembro 2017


Definição de bactéria patogênica

As bactérias patogênicas são aquelas que atacam o organismo. Elas se opõem às saprófitas, bactérias presentes naturalmente no organismo e que vivem em harmonia com o ser humano. As bactérias patogênicas penetram no organismo e podem causar transtornos mais ou menos severos durante seu processo de desenvolvimento e multiplicação. Elas podem ser naturalmente eliminadas pelas células de defesa, que as reconhecem como estranhas. Em caso de reação insuficiente do organismo ou de resistência dessas bactérias, um tratamento com antibióticos se faz necessário. Pacientes com imunidade baixa são mais sensíveis às bactérias patogênicas.
Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de março de 2017 às 11:52 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Bactéria patogênica - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.