Alimentação contra a queda de cabelo

A melhor maneira de prevenir a queda de cabelo é com realização de exercícios físicos regulares e com a adoção de uma dieta saudável e equilibrada.

Nutrientes importantes contra queda de cabelo

Ferro, cobre, zinco, iodo, proteínas, sílica, vitaminas A e do complexo B, biotina, água e ácido fólico são os nutrientes mais importantes a serem incluídos na dieta para evitar perda de cabelo.

Produtos cosméticos contra queda de cabelo

É preciso tomar muito cuidado com produtos cosméticos e suplementos contra a queda de cabelo vendidos em farmácia. Muitos deles não são absorvidos pelo organismo e acabam transformados quimicamente. Em algumas ocasiões, o uso excessivo de produtos cosméticos e a ingestão exagerada de suplementos vitamínicos podem provocar reações desagradáveis e prejudiciais ao corpo. Por conta disso, é melhor realizar a prevenção da perda dos fios tomando vitaminas por meio da alimentação.

Vitamina A contra queda de cabelo

A vitamina A é o principal elemento necessário para manter o cabelo saudável e evitar sua queda. A vitamina A bloqueia o ressecamento das glândulas sebáceas, as quais são de vital importância para lubrificar os folículos pilosos. Encontramos boas concentrações de vitamina A no óleo de peixe, leite, ovos, fígado, verduras de cor laranja, como a cenoura, e verde escuro, como o espinafre e a rúcula.

Vitamina B contra queda de cabelo

A vitamina B é necessária para a produção de hemoglobina, substância fundamental para a transferência de oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo, incluindo o cabelo. Uma taxa elevada de hemoglobina, portanto, deve ser mantida no sangue para prevenir ou curar a perda de cabelo. Os alimentos da dieta que contêm vitamina B são frango, rins, fígado, peixes e soja.

Ácido fólico e biotina contra queda de cabelo

Cereais, nozes, grãos inteiros, suco de laranja e trigo são as principais fontes de ácido fólico da alimentação. Assim como a biotina, esse elemento é muito importante para impedir a queda dos fios de cabelo. É preciso, no entanto, ter cuidado em sua absorção já que a biotina pode ser afetada - e não trazer benefícios - em caso de transtornos intestinais ou desnutrição. A biotina é um elemento produzido por bactérias que compõem a flora intestinal.

Cabelo dos asiáticos

A dieta padrão dos países do leste asiático, como China, Japão e Coreia, é composta por boa parte dos alimentos citados anteriormente. Este é um dos motivos para que os habitantes destes países sejam considerados os donos dos cabelos mais saudáveis do mundo.

Comer de forma correta

Não é apenas a ingestão destes alimentos que deve ser levada em conta, mas a forma como são ingeridos. Por exemplo, vegetais verde-escuros devem ser consumidos crus já que perdem seus minerais essenciais durante o processo de cozimento.

Foto: © Subbotina Anna - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Alimentação contra a queda de cabelo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade