Remédios para dor de estômago

A dor de estômago pode ser combatida com remédios antiácidos, protetores da parede do estômago ou, ainda, os que aceleram seu esvaziamento.

Tipos mais conhecidos de remédios para estômago

Os medicamentos mais utilizados no combate à dor de estômago são omeprazol e ranitidina, que também podem ser usados no tratamento de gastrite e úlceras gástricas.

Causas da dor de estômago

Excesso de gases, gastrite ou ingestão de alimentos contaminados podem causar dor de estômago, diarreia e vômitos. Caso dure muito tempo ou seja intensa demais, a dor de estômago deve ser avaliada por um gastroenterologista.

Remédios para tratar dor de estômago de acordo com a causa

Dependendo da causa, são indicados diferentes tipos de medicamentos para dor de estômago. Veja alguns deles e seus usos específicos na listagem abaixo.

Remédios antiácidos

Os antiácidos reduzem a produção do ácido estomacal, produzido para ajudar na digestão dos alimentos. Ao reduzir essa produção, esses medicamentos fazem com que a sensação de dor e queimação diminua.

Remédios protetores da mucosa gástrica

A atuação desses remédios é a criação de uma barreira entre a parede do estômago e o ácido do suco gástrico, protegendo as células da ação digestiva do ácido. Casos de úlcera geralmente requerem esses medicamentos.

Remédios para esvaziar o estômago

Esses remédios aceleram o trânsito intestinal, fazendo com que a comida fique menos tempo no estômago. Esses medicamentos também são usados para tratar casos de refluxo e vômitos.

Efeitos colaterais dos remédios para dor de estômago

Entre os principais efeitos colaterais desses medicamentos estão náuseas, diarreia e constipação. Por isso, é recomendável que eles sejam receitados por um especialista.

Remédios caseiros para dor de estômago

Alguns chás podem ser tomados para aliviar a dor de estômago. Chá de espinheira-santa, aroeira, alface, dente-de-leão e de artemísia são eficientes no combate às dores no estômago. Eles podem ser tomados de três a quatro vezes por dia, preferencialmente entre as refeições.

Foto: © Melodia plus photos - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Remédios para dor de estômago', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade