Síndrome de Edwards: sintomas e tratamento

A síndrome de Edwards é uma doença genética muito rara que afeta menos de mil crianças em todo o Brasil. Ela recebe esse nome por ter sido descrito na década de 1960 pelo médico John H. Edwards. A síndrome se dá pela trissomia do cromossomo 18, ou seja, o par de cromossomos 18 da criança apresenta um terceiro elemento. A doença está fortemente relacionada com a idade da mãe. Gestantes com mais de 35 anos têm chances maiores de ter filhos com a síndrome.

Sintomas da síndrome de Edwards

Assim como a síndrome de Down (também uma trissomia), a síndrome de Edwards provoca retardo mental significativo. Além disso, o bebê apresenta crânio alongado e pescoço curto, olhos muito espaçados e pés arqueados. Em geral, o dedo indicador é mais longo que os demais e se posiciona sobre o dedo médio. A síndrome de Edwards também está ligada a malformações em diversos órgãos, que podem ser fatais para a criança.

Diagnóstico da síndrome de Edwards

O diagnóstico da síndrome de Edwards é feito ainda durante o pré-natal. Em geral, exames de sangue ainda no primeiro trimestre de gestação são capazes de determinar a doença. Exames de imagem como o ultrassom também auxiliam no diagnóstico da síndrome de Edwards.

Expectativa de vida da síndrome de Edwards

Na maioria dos casos, bebês portadores da síndrome de Edwards não resistem ao parto ou vêm a óbito nos primeiros meses de vida. O tratamento consegue prolongar a vida dos portadores até por volta dos quatros anos. Porém, há casos em que o portador vive por mais de 20 anos.

Tratamento da síndrome de Edwards

O tratamento de portadores da síndrome de Edwards é muito particular e varia bastante de paciente para paciente. No entanto, é fundamental um acompanhamento constante por parte de diversos especialistas e auxílio dos pais já que a criança é bastante dependente para realizar as tarefas diárias em caso de sobrevivência para além da primeira infância.

Foto: © Kateryna Kon - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Síndrome de Edwards: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade