Lavagem nasal: como fazer e riscos

A lavagem nasal é um método natural de desobstrução dos seios da face. O procedimento é utilizado para combater males respiratórios, quadros alérgicos e redução dos efeitos da poluição.

Como fazer lavagem nasal

O método convencional de lavagem nasal é feito apenas com água e sal. Deve-se aquecer 200 mililitros de água potável e misturar uma colher de chá de sal. A solução salina deve ser colocada em um irrigador nasal apropriado (como o da imagem acima). Faça o procedimento nas duas narinas e mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado. Ao finalizar a lavagem, expire com o nariz antes de realizar uma inspiração para limpar as narinas de qualquer resquício da solução.

Lavagem nasal com seringa

Além do aparelho mostrado na imagem acima, pode-se usar uma seringa para realizar a lavagem nasal. Alguns frascos com um spray também são uma boa opção para se fazer o procedimento.

Lavagem nasal para sinusite

A sinusite é o principal problema tratado com a lavagem nasal. É preciso dizer, no entanto, que a lavagem funciona como um remédio caseiro. Ou seja, apesar de ser capaz de aliviar os sintomas da inflamação dos seios da face, ela não pode ser utilizada como tratamento único contra a sinusite. Além disso, a lavagem nasal pode ser usada por quem sofre de rinite alérgica.

Lavagem nasal faz mal

A lavagem nasal não faz mal para adultos, que são capazes de manter a respiração pela boca enquanto realizam o procedimento. No entanto, crianças podem acabar engasgando ou se afogando. Por conta disso, não faça lavagem nasal em crianças.

Foto: © igormuller - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Lavagem nasal: como fazer e riscos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade