Os benefícios da beterraba

A beterraba é um alimento muito rico em propriedades medicinais e nutricionais, que pode ser consumido cozido ou ralado em saladas, por exemplo.

Benefícios da beterraba

A beterraba é rica em vitamina A, C e do complexo B, com altos índices de fósforo, magnésio, zinco e potássio. É indicada para problemas de baço e fígado, além de ser ótima no tratamento de anemias e preventiva de problemas cardíacos, elevando os níveis do bom colesterol.

Beterraba para prisão de ventre

Problemas gastrointestinais, como a prisão de ventre, podem ter os dias contados se você consumir beterraba em boa quantidade. Isso se deve à presença de pectina, laxante natural, na beterraba.

Os benefícios das folhas da beterraba

A raiz da beterraba é proveitosa por ser rica em sais minerais, porém as folhas contêm a maior quantidade dos sais e podem ser consumidas sem contraindicações.

Os benefícios da beterraba para mulheres grávidas

Com alto nível de ácido fólico, a beterraba é capaz de prevenir a má formação do bebê, além de tornar mais forte o sistema imunológico da criança.

Outros benefícios da beterraba

Além das vantagens citadas acima, a beterraba ainda é ótima para problemas na vesícula, fígado, pulmão, próstata, pedras nos rins e até mesmo situações tão diferentes quanto distúrbios seuxais e artrite. A beterraba atua ainda no fortalecimento dos músculos.

Como consumir a beterraba

A beterraba pode ser consumida em saladas, sopas ou sucos. Indicado em tratamentos de reumatismo, anemia e artrite, o suco de beterraba pode ser consumido puro ou misturado com outros alimentos, como limão, couve, laranja e cenoura.

Foto: © Anna Kucherova - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Os benefícios da beterraba', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade