Tosse seca: causas e tratamentos

A tosse seca é a tosse caracterizada pela ausência de expectoração de muco e outras secreções. A tosse seca ocorre quando as vias respiratórias estão irritadas por infecção ou alergia. Ela pode ser aguda, ao durar menos de três semanas, ou crônica, ao se manter por períodos prolongados.

Causas da tosse seca

A tosse seca surge na fase inicial de resfriados e diversas outras doenças pulmonares. A presença de corpos estranhos no trato respiratório, responsáveis por laringites e bronquites, por exemplo, também provoca tosse seca. Reações alérgicas e refluxo também são algumas causas.

Doenças mais graves também podem gerar tosse seca, como presença de tumores, tuberculose, insuficiência cardíaca, fibrose pulmonar e lúpus. Por fim, a tosse seca pode se desenvolver como efeito colateral de medicamentos, como analgésicos e remédios para reumatismo.

Tosse seca noturna

Muitos pacientes sofrem de tosse seca apenas durante a noite. Em geral, a tosse seca noturna está relacionada a casos de asma, coqueluche ou como sintomas de gripe, laringite ou difteria.

Tosse seca persistente

A tosse seca persistente ou crônica, isto é, aquela que dura mais de três semanas, é um sinal importante de que o paciente deve procurar um médico. Apesar da tosse seca estar geralmente ligada a infecções simples das vias respiratórias, o prolongamento da tosse pode indicar um problema mais grave que deve ser diagnosticado por um especialista.

Xarope para tosse seca

Os xaropes aliviam o incômodo na garganta e são capazes de curar a tosse. No entanto, eles não são produtos iguais entre si. É importante consultar um médico para que ele determine qual tipo de xarope é mais adequado para combater a tosse seca. Também é importante notar que se deve avaliar a causa da tosse e também tratá-la.

Remédio para tosse seca

Existem no mercado atualmente remédios específicos para o combate à tosse. Porém, os chamados antitussígenos não têm eficácia comprovada e, por isso, médicos e outros profissionais de saúde não recomendam seu uso pelos pacientes.

Remédio caseiro para tosse seca

Alguns chás têm propriedades calmantes e aliviam as dores de garganta associadas aos ataques de tosse seca. Entre eles estão chá de hortelã e amor-perfeito. Além disso, suco de cenoura com mel é outro bom complemento ao tratamento convencional contra tosse seca.

Foto: © F8 Studio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tosse seca: causas e tratamentos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade