Calorias negativas: verdade ou mentira

Algumas dietas prometem introduzir no regime alimentar alimentos com calorias negativas. Entenda nesta dica o que isso significa e saiba se elas existem ou não.

Mito das calorias negativas

Os alimentos com calorias negativas não existem já que todos os alimentos aportam calorias ao organismo. No entanto, é possível falar em alimentos com baixíssimo teor calórico, com pouca gordura e altamente saciantes. Este tipo de alimento aporta uma quantidade mínima de caloria ao organismo e sua inclusão em uma dieta pode ajudar no emagrecimento.

Alimentos zero calorias

O que se quer dizer quando se fala em alimentos de caloria negativa é que existem produtos com tão poucas calorias que seu consumo promove um incremento muito baixo de calorias ao organismo, inclusive porque o corpo não é capaz de absorver todas as calorias presentes nos alimentos. Por isso, é possível dizer que há alguns alimentos que possuem (quase) zero calorias.

Lista de alimentos com calorias negativas

Entre os alimentos com poucas calorias estão verduras de maneira geral, principalmente beterraba (43 calorias), brócolis (34 kcal), espinafre (26 kcal), escarola (20 kcal), alface (13 kcal), aipo (17 kcal), couve-flor (27 kcal), ervilha (20 kcal) e aspargos (17 kcal). Além disso, algumas frutas também são pobres em calorias, tais como abacaxi (50 kcal), maçã (59 kcal), melão (36 kcal) e melancia (31 kcal).

Dieta das calorias negativas

Nenhuma dieta saudável pode contar apenas com alimentos com poucas calorias. Elas são essenciais para o funcionamento do nosso corpo e para nos dar energia durante o dia. Na verdade, uma dieta deve incluir verduras e frutas de baixa caloria e combiná-las com alimentos mais calóricos consumidos com moderação e, principalmente, prática de exercícios físicos. A perda de peso se dá muito mais pela queima maior de calorias com atividade física do que com a também importante restrição calórica.

Foto: © ifong - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Calorias negativas: verdade ou mentira', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade