Nux vomica: indicações e efeitos colaterais

A homeopatia é um tipo de medicina alternativa que pode ser utilizada em diversos casos e doenças, incluindo condições digestivas como dor abdominal, náusea e vômitos.

Definição de Nux vomica

A Nux vomica® é um medicamento homeopático originário da semente de vomica, uma árvore de origem asiática. É comercializado em forma de grânulos, gotas ou ampolas.

Indicações da Nux vomica

O tratamento homeopático com Nux vomica é indicado para diversas patologias, entre as quais aquelas que atingem o aparelho digestivo (dor de barriga, náusea seguida por vômito etc.) ou distúrbios relacionados a problemas otorrinolaringológicos como resfriado e nariz escorrendo, especialmente pela manhã, ou nariz entupido à noite). Nux vomica também é eficiente contra a gripe e no controle de alguns distúrbios comportamentais.

Contraindicações da Nux vomica

Como todos os tipos de tratamentos homeopáticos, a Nux vomica não possui contraindicações particulares e, por isso, é vendida sem prescrição médica.

Efeitos colaterais da Nux vomica

Os efeitos colaterais do tratamento homeopático são quase inexistentes, haja vista que a diluição do princípio ativo não é capaz de gerar efeitos adversos.

Posologia da Nux vomica

Para o tratamento dos problema digestivos, a Nux vomica pode ser diluída em nove gotas ou cinco grânulos a cada duas horas. Em caso de constipação, é possível ingerir cinco grânulos duas vezes por dia. Para resfriados, cinco gotas ou grânulos por hora, aumentando o intervalo de acordo com a melhora dos sintomas. No caso de males comportamentais, a Nux vomica deve ser ministrada em 15 gotas ou cinco grânulos por dia durante o período de três meses.

Foto: © Morphart Creation - Shuttertock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Nux vomica: indicações e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.