Enfisema pulmonar


Definição

A enfisema pulmonar é um problema que afeta os pulmões. Manifesta-se por uma destruição das paredes alveolares, e por via de consequência até uma distensão dos alvéolos. O ar que eles contêm não pode ser portanto totalmente expirado. Uma enfisema pode ser localizada em uma parte do pulmão ou difuso pelo conjunto do aparelho pulmonar, pontual ou mais comumente crônico após diversas patologias pulmonares como uma silicose, a tuberculose, uma BPCO (broncopneumopatia crônica obstrutiva) encontrando sua origem no tabagismo crônico. A doença pode se mostrar invalidante e dar lugar a uma insuficiência respiratória ou uma insuficiência cardíaca.

Manifestações

o principal sintoma de um enfisema pulmonar é um problema respiratório sentido durante o esforço e que se intensifica progressivamente. Classicamente, a respiração é mais rápida e a expiração é mais longa. Dois tipos de enfisema principais existem, um chamado de centrolobular, o outro de pan-lobular. As manifestações clínicas são ligeiramente diferentes. A enfisema centrolobular é mais comum e afeta os fumantes, geralmente com sobrepeso. A enfisema panlobular é mais rara e afeta as pessoas mais jovens, mais magras e às vezes não fumantes.

Diagnóstico

a auscultação e sobretudo a radiografia pulmonar permitem descobrir um tórax distendido, uma expiração longa e uma inspiração pouco amplificada acompanhada de roncos (ou ruídos) brônquicos. Uma gasometria arterial ou exame dos gases do sangue encontram anomalias nas trocas no nível dos pulmões com uma diminuição da quantidade de oxigênio sanguíneo. Exames das capacidades respiratórias, testes funcionais respiratórios ou EFR são geralmente realizados.

Tratamento

o tabaco deve ser absolutamente evitado e devemos evitar o tabagismo passivo. Um tratamento médico à base de bronco-dilatadores é necessário para aumentar o diâmetro dos brônquios. Ele é completado por sessões de fisioterapia respiratória e em estados avançados por uma oxigeno terapia (máscara ou sonda nasal permitindo inspirar o oxigênio). Em caso de insuficiência respiratória grave, um transplante pulmonar é às vezes considerado.

Prevenção

para prevenir a enfisema pulmonar, é necessário romper definitivamente com o tabaco. O ideal, para se proteger, é de não começar a fumar, pois o tabagismo é o primeiro responsável pela enfisema.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Enfisema pulmonar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Embolia pulmonar
Endometriose