a entorse é uma lesão traumática afetando uma articulação e responsável por um estiramento ou de uma ruptura dos ligamentos. Um movimento brutal ou um traumatismo é o motivo. Existem basicamente dois tipos de entorses:
Os fatores que a favorecem são os treinos excessivos e a prática de esportes que expõem particularmente as articulações. Dolorosa, a entorse se cura geralmente graças a um tratamento bem conduzido. As entorses mais comuns afetam o tornozelo, depois os pulsos, os dedos e os joelhos.
uma entorse leve ou moderada se manifesta por:
A entorse grave causa os sintomas seguintes:
um exame clínico, completado se necessário por uma radiografia, permite confirmar a existência de uma entorse e de determinar o tipo. O diagnóstico permite determinar com precisão qual ligamento é afetado, o exame clínico sendo geralmente suficiente. A radiografia é interessante para se assegurar da ausência da lesão óssea em caso de dúvida, mas não permite em nenhum caso ver um alongamento ou ruptura dos ligamentos, os raios X não os mostram.
o repouso da articulação afetada é necessário. O tratamento médico é adaptado ao tipo de entorse e à sua localização. De acordo com o caso pode se tratar:
a prevenção das entorses afeta todos os públicos, esportivos ou não, crianças, adultos e pessoas de idade. Ela consiste em: