Entorse do joelho


Definição

a entorse do joelho é um problema dos ligamentos permitindo a estabilidade da articulação do mesmo e ocorre após um traumatismo. Ela causa uma instabilidade da articulação que não é mais protegida pelos ligamentos afetados sendo esses as laterais externas e internas ou os ligamentos cruzados anteriores ou posteriores. A entorse do joelho afeta geralmente a caminhada, e interfere de modo importante em várias atividades. Ela pode ser benigna ou grave, e sua cura geralmente é demorada, com complicações podendo ser constadas.

Manifestações

os sintomas principais da entorse do joelho são:
  • A dor imediata no momento do traumatismo e durante a solicitação do joelho afetado;
  • Impotência funcional, dificuldade ou até impossibilidade de mexer o joelho;
  • Um edema ou inchaço do joelho;
  • Às vezes um hematoma;
  • Uma rachadura sentida no momento do traumatismo fazendo suspeitar de uma ruptura ligamentar;
  • Uma impressão de luxação suspeitada após problemas de ligamentos cruzados.

Diagnóstico

para determinar o tipo de entorse e sua gravidade, é fundamental conhecer o mecanismo da lesão. Para isso, o médico deve saber qual era o estado da posição do paciente no momento do traumatismo. O exame clínico é feito em seguida, testa os diferentes ligamentos por manobras comparando os dois joelhos. Ele pode ser completado por uma radiografia que ajudará a descartar a existência de um deslocamento articular ou de uma fratura, mais os raios X que não permitem ver os ligamentos. Em função da suspeita clínica do estiramento ligamentar sinalizando uma entorse grave, um IRM é às vezes realizado para confirmar um ruptura ligamentar.

Tratamento

no caso de uma entorse benigna, o tratamento ambulatório (não hospitalar) é suficiente. Ele consiste em:
  • Colocação do joelho em repouso;
  • Colocação de uma tala durante alguns dias;
  • Tomada de anti-inflamatórios ou analgésicos;
  • A colocação de compressas de gelo sobre a articulação dolorida;
  • A prescrição de sessões de reeducação com um fisioterapeuta se necessário.

No caso de uma ruptura de ligamentos, uma reconstrução cirúrgica dos ligamentos cruzados (ligamentoplastia cirúrgica) pode ser feita e depois seguida por sessões de fisioterapia. Se existir uma lesão do menisco, uma operação cirúrgica pode ser considerada. Seja qual for o tipo de lesão do joelho, toda imobilização no indivíduo na puberdade impõe a prescrição de um tratamento preventivo contra as tromboses.

Prevenção

é fundamental usar sapatos adaptados às atividades físicas praticadas. Além disso, um aquecimento além de uma hidratação suficiente são essenciais no quadro de uma atividade esportiva.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Entorse do joelho', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Entorse
Ulceração