Midríase - Definição


Definição de midríase

A midríase é o aumento do tamanho da pupila. Normalmente, esse fenômeno se produz para adaptar a visão quando está escuro e permitir maior captação dos raios luminosos. Ao contrário, em casos de exposição a grandes quantidades de luz, a pupila se contrai: falamos de mioses. O flexo miotático se testa iluminando cada olho de maneira alternada: a pupila se contrai à luz e se dilata quando a luz é retirada.

A midríase é o estado anormalmente dilatado da pupila. Ela pode afetar os dois olhos, em algumas intoxicações e morte cerebral, ou apenas um olho. Nesse último caso, diversas doenças do olho podem ser a causa. Entre elas, compressão de parte do cérebro. Uma tomografia de urgência deve ser realizada se esses sinais estiverem presentes durante uma consulta oftalmológica.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de fevereiro de 2018 às 13:19 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Midríase - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Micose na língua - Definição
Mioglobina - Definição