Sódio no sangue - Definição

Faça uma pergunta

Definição de sódio no sangue

O sódio é um elemento químico presente em forma de íons positivos de fórmula Na+ dissolvido no plasma sanguíneo. Esse íon participa de diversas reações químicas do organismo. A presença do sódio no sangue permite regular a passagem de água a partir do sangue para as células do organismo e vice versa. A concentração de sódio no sangue depende das quantidades de sódio e de água presentes em todo o organismo.

Ele age igualmente nos rins para os mecanismos de regulação da quantidade de água para eliminar ou reabsorver. A quantidade de sódio presente no sangue, chamada de natremia, é o reflexo do estado de hidratação das células do organismo: em caso de aumento dessa concentração acima dos valores normais, falamos de uma hipernatremia que mostra uma desidratação das células e, de forma oposta, a hiponatremia define uma quantidade muito alta de água nas células.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também