Doença de Basedow

Faça uma pergunta

Definição

a doença de Basedow afeta a tireoide. É uma doença autoimune, ou seja, as células da glândula são progressivamente destruídas pelos próprios anticorpos do organismo. No quadro da doença de Basedow, os auto-anticorpos se fixam sobre os receptores da TSH, hormônio que estimula o funcionamento da tireoide, da onde vem um aumento de secreção dos hormônios da tireoide. A doença de Basedow é a principal causa de aparição de uma hipertireoide, e afeta essencialmente a mulher adulta jovem.

Manifestações

os sinais são os seguintes:
  • Presença de um bócio não doloroso, massa na parte baixa do pescoço, que age na atividade aumentada da glândula da tireoide;
  • Os olhos dão a impressão de sair das órbitas: falamos de exoftalmia;
  • Um inchaço das pálpebras é igualmente presente, chamado de edema palpebral;
  • Em paralelo, sinais ligados a uma hipertireoide são presentes, globalmente representados por uma aceleração da atividade de diversos órgãos:

o Taquicardia
o Diarreias
o Perda de peso
o Suores
o Ondas de calor
o Tremores
o Agitação
o Perda de força...
Complicações são possíveis na ausência dos cuidados, tais como transtornos do ritmo cardíaco.

Diagnóstico

o diagnóstico é feito após um exame clínico, principalmente com a palpação da glândula tireoide encontrada aumentada uniformemente, sem presença de nódulos. Um exame de sangue com dosagem de TSH, hormônio estimulando a atividade da tireoide causando a hipertireoide: esse hormônio é abaixado em resposta a uma forte taxa sanguínea dos hormônios da tireoide variados, T3 e T4 (dosamos a TSH, pois seu valor é mais revelador do que os da T3 e T4). O exame de sangue permite igualmente a procura de anticorpos específicos da doença, o que confirmará o diagnóstico. Além disso, uma ultrassonografia e uma cintilografia da tireoide serão frequentemente efetuadas em paralelo. Um exame oftalmológico pode ser necessário em caso de sinais oculares importantes.

Tratamento

as diferentes possibilidades de tratamento da doença de Basedow são:
  • A utilização de moléculas bloqueando particularmente a formação dos hormônios da tireoide: esses são os antitireoidianos de síntese;
  • Uma retirada da tireoide, chamada tireoidectomia após diversos meses de tratamento médico da hipertireoide;
  • A utilização de iodo radioativo, que vai destruir a tireoide hiperativa.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Doença de Basedow', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.