Duas formas de tratamento para micose nas unhas podem ser consideradas: local, com uso de pomadas, ou com comprimidos. Os dois tratamentos podem ser feitos de maneira separada ou combinada, dependendo da localização e extensão da infecção por fungos. Uma terceira via, só realizada em caso de insucesso das duas anteriores, é a retirada cirúrgica da unha afetada.
O tratamento para infecções fúngicas nas unhas podem ser longos, às vezes se estendendo por até 12 meses para a eliminação completa do problema. Infecções nas unhas do pé costumam levar mais tempo para sarar. Para uma eficiência maior do tratamento, o recomendado é iniciá-lo assim que os primeiros sinais da infecção apareçam.
Essa forma de tratamento é mais apropriada quando o fungo já se estabeleceu na unha. Ele também é bastante utilizado como forma de complementar o tratamento por comprimidos. Os produtos são usados na forma de pomada ou esmalte de unhas e, por isso, são capazes de penetrar com facilidade sob as unhas. Diversos tipos de antifúngicos podem ser encontrados nas farmácias e devem ser aplicados uma vez por dia ou semana, segundo as instruções médicas.
Tratamentos com comprimidos são os mais prescritos e são indicados para os casos em que a micose já se espalhou por uma parte grande da unha. A terbinafina, princípio ativo do remédio Lamisil, é a mais usual para essa forma de tratamento. A griseofulvina (Sporostatin) é a mais indicada para crianças.
Em alguns casos, especialmente quando os tratamentos com comprimidos e pomadas não funcionam, é necessário remover a unha através de cirurgia. Após a retirada, a unha leva entre seis meses (unhas da mão) e 12 meses (pé) para voltar ao normal. É comum, durante esse período, que a unha caia em algumas ocasiões.
Foto: © Jiang Zhongyan - Shutterstock.com