Sintomas da dislexia

A dislexia é caracterizada pela dificuldade na leitura, escrita e soletração. Pode vir acompanhada de outras dificuldades: distinção entre esquerda e direita, percepção de dimensões (distâncias, espaços, tamanhos, valores), realização de cálculos matemáticos simples e memória.

Diagnóstico da dislexia

Desconfia-se que uma criança tem dislexia quando ela não aprende a ler ou escrever completa ou parcialmente no tempo previsto para este aprendizado. Entretanto, o diagnóstico da dislexia deve ser realizado apenas por um especialista. Assim, se você conseguir encontrar alguns dos sintomas listados abaixo em seu filho, você deve pedir ao seu pediatra informações sobre um terapeuta especializado em dislexia que possa realizar o teste em seu filho.

Sintomas da dislexia

Leitura

Algumas dificuldades que a criança com dislexia apresenta na leitura são: erros comuns ao ler em voz alta, leitura lenta, arrastada e interrompida, leitura silábica das palavras e leitura palavra a palavra de frases ou textos. Pode haver ainda problemas com a fusão de sons individuais para realizar as sequências de som e problemas com a compreensão do sentido de frases, parágrafos e textos inteiros. Todas essas dificuldades podem fazer com que a criança manifeste aversão à leitura, e este também é um dos sintomas da dislexia.

Escrita

Alguns sintomas da dislexia presentes na escrita são: erros comuns ao copiar, não cumprimento das regras de ortografia, muitos erros ao fazer ditados ou redações, confundir caracteres de aparência semelhante (por exemplo, confusão entre D e B), confundir letras com sons semelhantes, omitir letras e suprimir partes da palavra, trocar a ordem das sílabas ao soletrar, e inibição para escrever.

Linguagem falada

Os sintomas da dislexia aparecem também na fala. Alguns destes sintomas são: pronúncia arrastada ou vacilante, vocabulário restrito, dificuldades em encontrar palavras, uso frequente de gramática defeituosa ou palavras ou sentenças incorretas.

Memória

A dislexia se manifesta principalmente na memória de curta duração. Alguns sintomas: pouca memória enquanto estiver ouvindo palavras ou partes de palavras (por exemplo, quando a aprendizagem de vocabulário) e pouca memória ao ver palavras ou partes de palavras.

Comportamento

A criança com dislexia pode apresentar certos comportamentos, que decorrem principalmente da dificuldade de adaptação no ambiente escolar. Entre elas estão: a redução da autoestima, fobia escolar, agressividade, hiperatividade, dificuldade de concentração e outros distúrbios psicossomáticos.

Crianças disléxicas na escola

O fato de uma criança ter dislexia não significa que ela não é inteligente, apenas que ela tem problemas especiais com leitura e escrita. Como a dislexia pode ser frustrante, as crianças afetadas também podem apresentar problemas comportamentais em geral, como resignação, agressividade, fobia escolar ou outros sintomas. A dislexia afeta até 10% da população em todo mundo e é muito importante diagnosticá-lo o mais cedo possível, para fornecer o apoio necessário que a criança precisa.

Foto: © ximagination - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sintomas da dislexia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade