Enjoos matinais da gravidez

Enjoos geralmente ocorrem no início da gravidez e duram até o terceiro mês. Eles costumam ocorrer na parte da manhã, logo após acordar. No entanto, existem mulheres que sofrem de náuseas em outros momentos do dia. A intensidade dos enjoos varia de grávida para grávida.

Causas dos enjoos matinais

Não há certeza entre a comunidade médica quanto às causas dos enjoos matinais. No entanto, imagina-se que eles estejam relacionados às alterações hormonais no organismo da mulher durante a gravidez. O reequilíbrio hormonal com o passar do tempo explicaria também o fim dos problemas com enjoos pela manhã após o primeiro trimestre.

Como evitar os enjoos matinais

Em primeiro lugar, faça cinco pequenas refeições por dia. A náusea é normalmente mais forte quando você está com fome. Coma um pequeno lanche antes de dormir para diminuir o tempo sem comida até a manhã seguinte. Além disso, evite o estresse na parte da manhã e não tome café da manhã muito tarde. Beba bastante água e teste alimentos e bebidas que melhoram o enjoo.

Dieta contra os enjoos matinais

Busque uma alimentação equilibrada durante a gestação. Evite alimentos picantes, ácidos ou fritos e coma pouca gordura. Escolha alimentos com alto teor de carboidratos, proteína e bastante vitamina B, tais como iogurte.

Remédios contra enjoos matinais

Você deve falar o mais rápido possível com o seu ginecologista sobre os enjoos em caso de náusea e vômitos muito intensos. Em resumo, consulte o médico quando os sintomas interferirem na sua vida. O médico poderá, por exemplo, prescrever medicação para aliviar os sintomas. Se você vomitar com frequência, o médico pode até mesmo interná-la para evitar complicações.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Enjoos matinais da gravidez', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade