a menopausa é um processo fisiológico natural, etapa obrigatória no quadro do envelhecimento da mulher. Ela consiste em parar a ovulação por espessamento de todos os folículos primordiais situados nos ovários e responsáveis durante a vida genital da liberação dos óvulos nas trompas uterinas. Ela resulta em uma parada dos ciclos menstruais por interrupção da secreção de estrogênio. A menopausa é geralmente precedida pela perimenopausa, período durante o qual as atividades do ovário são diminuídas e os hormônios femininos diminuem. A menopausa surge nas mulheres entre 45 e 55 anos em média, e, em todos os casos, acima desses limites.
afetando a perimenopausa, síndrome anunciando o início dos distúrbios hormonais, os sinais são geralmente de aparição dos ciclos irregulares e de uma duração variável, às vezes com regras excessivas ou sangramentos fora das regras chamadas de metrorragias. Os sintomas provocados pela menopausa são:
O diagnóstico da menopausa é baseada na observação de sintomas. Nenhuma outro exame é necessário , se não uma dosagem hormonal em caso de dúvida ou sinais de menopausa ocorrer precocemente , antes dos 45 anos.
a menopausa é um processo irreversível e não é uma doença.No entanto, em alguns casos onde os sintomas são muito incômodos com uma retenção grave sobre a vida cotidiana, eles podem ser tratados com a ajuda de um complemento hormonal que compensa a carência: falamos de tratamento de reposição hormonal. Ele é prescrito apenas para um período limitado, e as mulheres não podem sempre se beneficiar, contra certas doenças, o que indica a sua utilização.