O sangue que é transportado nas artérias é indispensável para o bom funcionamento do organismo. É por esta razão que quando uma artéria está entupida, o corpo está em perigo. Uma das principais causas para essa obstrução das artérias é a arterite. Trata-se de uma inflamação da parede arterial que afeta sobretudo as pernas. Falamos nesse caso de arterite (ou de arteriopatia) dos membros inferiores. As artérias podem igualmente se entupir com a formação de uma placa de ateroma causada pelo colesterol, pela hipertensão arterial ou pela diabetes por exemplo. Enquanto isso, as artérias podem igualmente brutalmente se entupir devido a um coágulo de sangue, chamado de embolia ou trombo vindo a obstruir por completo uma artéria. Sendo assim, a circulação sanguínea à destinação da zona em questão é interrompida, ameaçando a sobrevivência desta zona: é uma urgência chamada de isquemia aguda.
A pessoa que sofre de uma isquemia aguda da perna sentirá brutalmente uma dor parecida com uma câimbra que impede o caminhar ou até mesmo mexer a sua perna.
As circunstâncias de aparição da dor e a localização são atores principais no diagnóstico. A perna ou uma parte dela está fria, quase gelada em um estágio avançado, branca, e a sensibilidade desaparece. Um médico deve ser consultado prontamente.
Se o diagnóstico da isquemia aguda for confirmado pelo médico, o cuidado é rápido e consiste em desentupir a artérias obstruída seja destruindo o coágulo diretamente com medicamentos, seja aspirando o coágulo, ou seja aumentando o diâmetro da artéria com um balonete. Em seguida, o tratamento médico deverá ser colocado em prática, visando a extinção ou pelo menos grande diminuição de todos os fatores de risco na origem das artérias entupidas da perna (colesterol, tabaco e álcool, controle da pressão arterial e da diabetes). Aconselhamos o paciente a caminhar e lhe podem ser prescritos medicamentos vasodilatadores (que dilatam os vasos) e anti-agregantes plaquetários (que impedem a formação de placas de ateromas) como a aspirina.
É relativamente fácil prevenir as artérias entupidas nas pernas, através de: