Efeito sanfona das dietas


Conseguir perder peso rapidamente com um regime, ganhar os quilos perdidos ao voltar a comer como antes, recomeçar em seguida uma nova dieta para emagrecer e uma vez mais subir de peso. A repetição desse ciclo durante meses e anos constitui o chamado efeito sanfona. Esse estado de perda e ganho de peso está na origem de casos de sobrepeso, obesidade e episódios de depressão. Isso acontece pois a retomada do peso anterior após o esforço da perda de peso causa frustração e desesperança entre algumas pessoas.

Regimes perigosos

Em alguns anos, pessoas que sofrem desse problema acabam entrando num círculo vicioso. Após cada perda de peso, a recuperação dos quilos agrava o problema e leva a pessoa a adotar dietas cada vez mais rigorosas e muitas vezes pouco saudáveis. Essas dietas, que costumam prometer perdas de peso muito rápidas, não permitem que a pessoa passe pelo processo de reeducação alimentar fundamental para a manutenção do peso perdido. Com isso, os mesmos erros alimentares são reproduzidos toda vez.

Efeitos sobre a saúde

Para essas pessoas, fica cada vez mais difícil de baixar de peso. O organismo guarda em sua memória os sentimentos de privação causados pela sucessão de regimes e passa a estocar gordura como provisão para a próxima dieta. A obesidade se instala de maneira progressiva e as taxas do bom colesterol diminuem, reduzindo a proteção contra doenças cardiovasculares. Os problemas psicológicos também podem aparecer devido aos sucessivos fracassos das dietas.

Foto: © kurhan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Efeito sanfona das dietas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade