Benefícios esportivos das roupas de compressão

Criadas há mais de 50 anos, as roupas de compressão foram utilizadas inicialmente para melhorar a recuperação de tecidos e a circulação sanguínea de pacientes em pós-operatório. Sua função terapêutica depois foi ampliada para tratamento de edemas e trombose, chegando também à cirurgia estética. No início dos anos 1990, a revolução alcançou o esporte de elite e as roupas de compressão se tornaram um grande aliado de atletas de corrida, ginástica e natação.

Compressão e rendimento

As roupas de compressão melhoram o retorno venoso e, com ele, o aporte de oxigênio aos músculos. Elas também facilitam a irrigação sanguínea fazendo com que a musculatura demore mais a inchar e se desgastar durante o exercício físico, especialmente quando corremos.

Estudos científicos na área concluíram que as roupas de compressão reduzem a fadiga muscular e evitam que o ácido lático chegue ao sangue, provocando o cansaço. Ou seja, as roupas garantem maior eficácia muscular, tornando o atleta mais apto à prática esportiva.

Compressão e prevenção

Todas as pesquisas no ramo coincidem em afirmar que as roupas de compressão também têm função preventiva, pois, ao compactarem os músculos, minimizam o impacto e a vibração a que eles estão submetidos durante o esforço físico. Além disso, elas diminuem o movimento oscilatório das fibras musculares, prevenindo perda de energia e possíveis sobrecargas que podem desencadear lesões e câimbras.

As roupas de compressão também possuem baixa condutividade térmica e mantêm a temperatura dos músculos constante independentemente da temperatura ambiente. O risco de qualquer tipo de lesão se reduz graças a esse isolamento térmico já que mantém os músculos em sua temperatura ideal. Essa propriedade faz com que muitos atletas utilizem as roupas como uma segunda pele durante dias mais frios.

Compressão e recuperação

Estudos mostram que a recuperação do lactato após os treinamentos é mais rápida com o uso das roupas de compressão, pois elas desincham a musculatura graças a essa oxigenação extra que trazem. Uma recuperação mais rápida e eficiente significa poder manter uma carga de treinamento maior e de melhor qualidade, além de prevenir o excesso de fadiga.

Ainda que todas as roupas de compressão sejam eficazes para a recuperação muscular do atleta, já existem alguns modelos desenhados exclusivamente com essa finalidade e que se diferenciam das demais roupas por apresentar uma compressão muito maior e só poderem ser utilizadas durante o exercício ou em até duas horas depois.

Compressão e comodidade

A comodidade é claramente o benefício mais evidente das roupas de compressão. Elas são leves, feitas por tecidos muito suaves e se adaptam perfeitamente a qualquer estrutura corporal. Por conta disso, é importante comprar o tamanho exato do corpo, pois a compressão mal feita pode ser muito incômoda.

Essa adaptação faz com que essas roupas atuem como uma segunda pele, trazendo liberdade total de movimento e evitando assaduras. No mais, as roupas de compressão transformam o suor em vapor, evitando que a pessoa fique molhada com a transpiração.

Foto: © Andreja Donko - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Benefícios esportivos das roupas de compressão', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade