Princípios e benefícios da mesoterapia facial

A mesoterapia facial, anunciada em muitas clínicas de estética como mesolift, permite melhorar rapidamente a aparência da pele através de pequenas injeções no rosto. A seguir, explicamos o desenvolvimento deste método e seu mecanismo de ação.

Princípios da mesoterapia facial

A mesoterapia facial é uma técnica que consiste em espalhar substâncias em pequenas quantidades na derme por meio de agulhas muito finas, nas rugas e ao redor do rosto. Os produtos utilizados são escolhidos de acordo com as necessidades da pele. Pode ser o ácido hialurónico por suas virtudes hidratantes e vitaminas para corrigir o envelhecimento da pele. O tratamento de mesoterapia facial não preenche as rugas, como faz o botox.

Benefícios e resultados da mesoterapia facial

A mesoterapia facial atua a curto prazo sobre a luminosidade da pele. A longo prazo, o tratamento melhora o tom de pele e atenua as rugas. Os resultados do mesoterapia facial aparecem imediatamente, ao contrário do tratamento de skin boosters que se manifestam após algumas semanas.

Regiões onde se aplica mesoterapia facial

Na maioria das vezes, a mesoterapia facial é praticada no rosto, mas a técnica também pode ser empregada no pescoço e no peito. Este tipo de tratamento de medicina estética é especialmente direcionado para peles opacas e desidratadas, delicadas e danificadas pelos excessos do sol, e para os fumantes.

Frequência e desenvolvimento das sessões

Quatro sessões a cada duas semanas são aconselhadas para se obter os melhores resultados possíveis. Idealmente, as sessões de manutenção são mensais, mas também podem ser realizadas a cada dois ou três meses. Uma sessão de mesoterapia facial dura cerca de 20 minutos. Após a limpeza da pele, o médico prossegue com várias injeções sobre áreas da superfície a ser tratada.

O único cuidado necessário depois de uma sessão de mesoterapia facial consiste em aplicar um creme cicatrizante imediatamente após as injeções e reaplicar durante 48 horas. Sessões de mesoterapia facial são geralmente pouco dolorosas, mas é possível usar um creme anestésico antes da sessão para evitar problemas.

Precauções e contraindicações

A mesoterapia facial não é recomendada em caso de alergia, gestação e amamentação. Este tipo de tratamento não é adequado para pessoas com febre, manchas, eczema, acne grave ou com histórico de formação de queloides (cicatrizes).

Foto: © Who - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Princípios e benefícios da mesoterapia facial', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade