A mesoterapia facial, anunciada em muitas clínicas de estética como mesolift, permite melhorar rapidamente a aparência da pele através de pequenas injeções no rosto. A seguir, explicamos o desenvolvimento deste método e seu mecanismo de ação.
A mesoterapia facial é uma técnica que consiste em espalhar substâncias em pequenas quantidades na derme por meio de agulhas muito finas, nas rugas e ao redor do rosto. Os produtos utilizados são escolhidos de acordo com as necessidades da pele. Pode ser o ácido hialurónico por suas virtudes hidratantes e vitaminas para corrigir o envelhecimento da pele. O tratamento de mesoterapia facial não preenche as rugas, como faz o botox.
A mesoterapia facial atua a curto prazo sobre a luminosidade da pele. A longo prazo, o tratamento melhora o tom de pele e atenua as rugas. Os resultados do mesoterapia facial aparecem imediatamente, ao contrário do tratamento de skin boosters que se manifestam após algumas semanas.
Na maioria das vezes, a mesoterapia facial é praticada no rosto, mas a técnica também pode ser empregada no pescoço e no peito. Este tipo de tratamento de medicina estética é especialmente direcionado para peles opacas e desidratadas, delicadas e danificadas pelos excessos do sol, e para os fumantes.
Quatro sessões a cada duas semanas são aconselhadas para se obter os melhores resultados possíveis. Idealmente, as sessões de manutenção são mensais, mas também podem ser realizadas a cada dois ou três meses. Uma sessão de mesoterapia facial dura cerca de 20 minutos. Após a limpeza da pele, o médico prossegue com várias injeções sobre áreas da superfície a ser tratada.
O único cuidado necessário depois de uma sessão de mesoterapia facial consiste em aplicar um creme cicatrizante imediatamente após as injeções e reaplicar durante 48 horas. Sessões de mesoterapia facial são geralmente pouco dolorosas, mas é possível usar um creme anestésico antes da sessão para evitar problemas.
A mesoterapia facial não é recomendada em caso de alergia, gestação e amamentação. Este tipo de tratamento não é adequado para pessoas com febre, manchas, eczema, acne grave ou com histórico de formação de queloides (cicatrizes).
Foto: © Who - 123RF.com