A dieta Dukan recebe seu nome devido ao seu criador, o médico francês Dukan, que também publicou um livro 'Je ne sais pas maigrir' (Eu não consigo emagrecer, na versão em português). Esta dieta é baseada no consumo massivo de proteína e é feita em quatro fases. A dieta Dukan tornou-se uma dieta bastante popular na Europa, especialmente na França. No entanto, é importante conhecer seus princípios, etapas e suas vantagens e desvantagens.
A dieta Dukan propõe uma alimentação rica em proteínas e pobre em gordura e carboidratos para fazer com que o corpo recorra às suas reservas de gordura para obter a energia que precisa. Desta maneira, com a dieta Dukan uma pessoa começa a perder gordura, mas preserva a sua massa muscular. Além disso, as proteínas aliviam a sensação de fome de modo que não é necessário consumir muitas calorias.
Embora a dieta Dukan ajude a perder peso imediatamente, ela pode causar falta de nutrientes ou vitaminas e levar ao aparecimento de outros efeitos colaterais, especialmente na fase de ataque. É necessário que a pessoa receba acompanhamento médico.
O cardápio da dieta Dukan vai depender da fase do regime que o paciente se encontrar. Em alguns momentos, por exemplo, o consumo deve ser exclusivo de proteínas. Logo, as refeições serão baseadas em carnes e laticínios. Já em outros momentos, verduras e legumes também integrarão a dieta do paciente.
A fase de ataque é a primeira fase da dieta e tem a duração de cinco a sete dias. Durante este período, o paciente só deve consumir proteínas puras (PP).
Essa fase deve se estender até que a pessoa alcance a perda de peso prevista. Durante esta fase, a pessoa pode mudar de um período de uso exclusivo de proteínas puras (PP) para um período de consumo alternado de proteínas e vegetais.
A fase de consolidação durará cerca de 10 dias por quilo perdido. O objetivo desta fase é que a pessoa seja capaz de manter o seu peso sem recuperar os quilos perdidos. Assim, o êxito da dieta é consolidado. Durante este estágio, a pessoa pode comer o que quiser, duas vezes por semana.
A fase de estabilização é a mais longa, uma vez que ela se prolongada durante toda a vida do paciente. O objetivo desta etapa é que a pessoa aprenda a manter o seu peso comendo de maneira balanceada, sem excessos.
Com a dieta Dukan, a pessoa pode perder de quatro a cinco quilos na primeira semana durante a fase de ataque, e oito a dez quilos no primeiro mês.
Foto: © Alexander Raths - 123RF.com