O que comer para evitar a prisão de ventre

Faça uma pergunta
Casos de prisão de ventre se devem, em grande parte, a nossa alimentação. Adotar uma alimentação rica em fibras, beber bastante água e praticar esportes permite, na maioria dos casos, acabar com a prisão de ventre ou evitar que ela ocorra. Descubra quais alimentos você deve consumir para livrar-se desse problema.

O que comer contra prisão de ventre

Consumir alimentos com alto teor de fibras permite combater a prisão de ventre. Durante a digestão, as fibras vegetais se enchem de água estimulando assim o trânsito intestinal e aumentando o volume das fezes.

Alimentos que evitam prisão de ventre

Entre os alimentos que combatem a prisão de ventre, os principais são as leguminosas, como lentilha, ervilha, feijão e grão de bico. Além disso, frutas secas possuem grande quantidade de fibras e sais minerais. No entanto, esses produtos também são muito calóricos, contendo até 320 kcal por 100 gramas. Por isso, frutas frescas são mais indicadas no combate à prisão de ventre.


Outros exemplos de alimentos que ajudam no trânsito intestinal são as verduras, como repolho, aipo e espinafre, cereais integrais, como aveia e arroz integral. Dê preferência por comer verduras e frutas com a casca, onde está a maior parte das fibras e outros nutrientes.

Quando consultar um médico

Em caso de prisão de ventre recorrente e pouca melhora mesmo com a mudança dos hábitos alimentares, procure um médico para investigar a ocorrência de alguma patologia associada ao problema. Vá a um especialista principalmente se ocorrer sangramento durante a evacuação.

Foto: © morgenstjerne - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também