As infecções urinárias ocorrem em bebês e crianças com frequência e são uma causa comum de febres e muito incômodo. Estas infecções devem sempre ser tratadas o mais cedo possível, de modo que a inflamação não se espalhe para o uréter e os rins, o que pode provocar complicações mais graves. Bebês do sexo feminino são as mais afetadas pela infecção urinária porque a uretra mais curta e próxima à região anal facilita a infestação por germes.
Infecções urinárias são geralmente causadas por bactérias que vêm do exterior - particularmente da região ao redor do ânus - que entram na uretra e de lá sobem para o trato digestivo e urinário. Por conta disso, o uso constante de fraldas é um fator de risco para infecções urinárias em bebês.
As infecções urinárias causam ardor ao urinar, micção frequente e febre. No entanto, os bebês não têm como expressar especificidades do que estão sentindo, e as crianças pequenas muitas vezes não conseguem identificar corretamente as queixas e nomeá-las. Muitas crianças também se queixam de dores de barriga e cabeça. A micção frequente e a inquietude - com choro e suor excessivos sem causa aparente - são os dois sinais mais claros aos quais os pais devem estar atentos ao suspeitaram de uma infecção urinária no bebê.
Os rins dos bebês e crianças não estão completamente desenvolvidos. O risco que a infecção se espalhe para os rins e lá cause uma inflamação mais significativa é portanto maior do que em crianças maiores ou adultos. Isto pode vir a resultar em danos e deterioração crônica dos rins. Portanto, a infecção urinária deve sempre ser tratada o mais rápido possível.
Por ser um problema causado por bactérias, a melhor forma de tratamento para quadros de infecção urinária - tanto em bebês quanto em outras faixas etárias - é o uso de antibióticos. Em geral, o médico vai prescrever uma exame de cultura de urina para identificar qual bactéria está provocando a infecção e, com base nessa informação, definir qual o tipo de antibiótico mais recomendado para eliminar a inflamação.
Se a inflamação da bexiga se espalha para os rins, outros sintomas tais como vômitos, dor abdominal e dor nas costas podem aparecer. A urina se torna turva e pode ser, por vezes, acompanhada por um pouco de sangue. Esses sintomas devem ser imediatamente informados a um pediatra já que há risco de problemas ainda mais sérios e que deixem sequelas.
Foto: © Jozef Polc - 123RF.com