Infecção urinária em bebês

As infecções urinárias ocorrem em bebês e crianças com frequência e são uma causa comum de febres e muito incômodo. Estas infecções devem sempre ser tratadas o mais cedo possível, de modo que a inflamação não se espalhe para o uréter e os rins, o que pode provocar complicações mais graves. Bebês do sexo feminino são as mais afetadas pela infecção urinária porque a uretra mais curta e próxima à região anal facilita a infestação por germes.

Causas da infecção urinária em bebês

Infecções urinárias são geralmente causadas por bactérias que vêm do exterior - particularmente da região ao redor do ânus - que entram na uretra e de lá sobem para o trato digestivo e urinário. Por conta disso, o uso constante de fraldas é um fator de risco para infecções urinárias em bebês.

Sintomas iniciais da infecção urinária

As infecções urinárias causam ardor ao urinar, micção frequente e febre. No entanto, os bebês não têm como expressar especificidades do que estão sentindo, e as crianças pequenas muitas vezes não conseguem identificar corretamente as queixas e nomeá-las. Muitas crianças também se queixam de dores de barriga e cabeça. A micção frequente e a inquietude - com choro e suor excessivos sem causa aparente - são os dois sinais mais claros aos quais os pais devem estar atentos ao suspeitaram de uma infecção urinária no bebê.

Cuidados especiais necessários com os bebês

Os rins dos bebês e crianças não estão completamente desenvolvidos. O risco que a infecção se espalhe para os rins e lá cause uma inflamação mais significativa é portanto maior do que em crianças maiores ou adultos. Isto pode vir a resultar em danos e deterioração crônica dos rins. Portanto, a infecção urinária deve sempre ser tratada o mais rápido possível.

Antibiótico contra infecção urinária

Por ser um problema causado por bactérias, a melhor forma de tratamento para quadros de infecção urinária - tanto em bebês quanto em outras faixas etárias - é o uso de antibióticos. Em geral, o médico vai prescrever uma exame de cultura de urina para identificar qual bactéria está provocando a infecção e, com base nessa informação, definir qual o tipo de antibiótico mais recomendado para eliminar a inflamação.

Complicação da infecção urinária em bebês

Se a inflamação da bexiga se espalha para os rins, outros sintomas tais como vômitos, dor abdominal e dor nas costas podem aparecer. A urina se torna turva e pode ser, por vezes, acompanhada por um pouco de sangue. Esses sintomas devem ser imediatamente informados a um pediatra já que há risco de problemas ainda mais sérios e que deixem sequelas.

Foto: © Jozef Polc - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Infecção urinária em bebês', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade