Como saber o sexo do bebê

A dúvida de muitos pais sobre o sexo de seu bebê só pode ser sanada a partir do quarto mês de gestação. Descubra como saber se o bebê é menina ou menino.

Quando é possível saber o sexo

É possível determinar o sexo do futuro bebê com precisão através de um ultrassom realizado na 22ª semana de gestação. Se a posição do feto permitir a visualização dos órgãos genitais, o médico especialista é capaz de perceber a formação do pênis ou dos grandes lábios. Antes do quarto mês de gravidez, os órgãos não estão completamente formados e determinar o sexo é uma tarefa complicada, com uma margem de erro alta.

Como é feito o ultrassom

Ao todo, as mulheres devem fazer três ultrassons ao longo da gestação. Eles devem ocorrer nas 12ª, 22ª e 32ª semanas de gravidez. O exame consiste numa ecografia morfológica destinada a verificar o crescimento do feto, analisar o funcionamento dos órgãos e medir a quantidade de líquido amniótico e a espessura da placenta. Enquanto o ultrassom da 22ª semana ajuda a determinar o sexo da criança, o da 32ª semana ajuda a observar a posição do bebê e a possibilidade de parto normal.

Superstições para saber sexo do bebê

Algumas superstições apontam que certos sinais no corpo da futura mãe são capazes de indicar o sexo do bebê, como o tamanho dos seios, coloração dos mamilos, formato do ventre, coloração da urina, aspecto dos fios de cabelo. No entanto, esses supostos sinais não conseguem garantir o sexo do bebê.

Tabela chinesa

A tabela chinesa é utilizada há mais de 700 anos como forma de determinar o sexo do bebê. Ele leva em consideração a idade da mulher e o mês da concepção. Com base nisso, consulta-se uma tabela que aponta o sexo da criança. De acordo com a tabela chinesa, por exemplo, gestantes de 21 anos só terão filhos homens se a concepção ocorrer em janeiro. Caso ela aconteça em qualquer outro mês, o bebê será uma menina.

Tabela maia

A tabela maia é outra tabela utilizada historicamente para apontar o sexo do bebê. Assim como a chinesa, ela utiliza como variáveis a idade da mulher e o mês da concepção. Os resultados entre as duas tabelas são conflitantes. Na tabela maia, por exemplo, grávidas de 30 anos que concebeu em abril terá uma filha mulher. Já na tabela chinesa gestantes nesta mesma condição terão filhos homens.

Foto: © HONGQI ZHANG - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como saber o sexo do bebê', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade