Tosse: quando consultar um médico


A tosse, ato reflexo de diversas causas possíveis, provoca expiração mais ou menos forte do ar contido nos pulmões. A tosse é desencadeada por uma irritação das vias respiratórias. Ela permite expulsão de muco depositado na superfície das mucosas. As causas da tosse são numerosas como faringite, otite, sinusite, laringite, tabagismo, poluentes domésticos, bronquite, asma, refluxo, coqueluche, doenças pulmonares, estresse, entre outras.

Quando consultar um médico

A presença de tosse seca ou com muco exige consulta a um médico principalmente quando a tosse é acompanhada de febre, dificuldade respiratória ou dor torácica. Também é necessário procurar um médico em caso de tosse que provoca dor e dificulta o sono, assim como casos em que a tosse é acompanhado por emagrecimento do paciente, dores de cabeça fortes e sibilos.

Episódios de tosse que provocam liberação de muco amarelado ou sangue são outras causas para uma visita ao médico. Após a consulta e uso de medicamentos, também é necessário voltar ao consultório em caso de manutenção da tosse mesmo após a realização do tratamento.

Foto: © Ljupco-Smokovski - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tosse: quando consultar um médico', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade