A herpes labial é uma doença viral provocada pelo herpes simplex tipo 1.
A herpes labial surge nos lábios. Além disso, a infecção também pode afetar as zonas genitais, recebendo assim o nome de herpes genital e sendo enquadrada como uma doença sexualmente transmissível. A herpes labial também pode se estender para os olhos e nariz.
A herpes labial tem como principal sintoma o surgimento de bolhas próximas à boca que se secam rapidamente. Na sequência, essas bolhas estouram e abrem feridas que desaparecem em alguns dias. Geralmente, tais feridas não deixam cicatrizes ou marcas. No entanto, elas causam dor, ardência e coceira por vários dias até desaparecer completamente. Qualquer infecção pelo vírus da herpes também pode ser acompanhada de febre, dor de cabeça e fadiga.
A herpes é uma infecção muito contagiosa e é transmitida pelo contato direto com os lábios de uma pessoa infectada. O vírus também pode ser transmitido por via sexual. Além disso, uma pessoa pode ser infectada e não apresentar nenhum sintoma por muito tempo - até mesmo anos - até que algum fator externo, como estresse e ansiedade, favoreça a aparição das bolhas.
O contágio é possível desde antes da aparição das primeiras bolhas já que existem pessoas que possuem o vírus em estado de latência no organismo mas não apresentam sintomas. Estas pessoas, chamadas de assintomáticas, também podem transmitir o vírus através do beijo.
Pessoas que apresentam as bolhas características da herpes labial devem evitar o contato direto, pele com pele, com outras pessoas, evitar o contato com mulheres grávidas, recém-nascidos e qualquer pessoa imunodeprimida (baixa imunidade). Além disso, é necessário tentar evitar o contágio de outras partes do corpo, como nariz e olhos (herpes oftálmica).
Foto: © Christo - Shutterstock.com