Síndrome de Borderline: o que é

A Síndrome de Borderline é uma doença psicológica grave considerada um transtorno de personalidade limítrofe. Esta condição provocar variações de humor, comportamentos impulsivos e medo exagerado em seus portadores.

Sintomas da Síndrome de Borderline

Pessoas diagnosticadas com a Síndrome de Borderline geralmente demonstram os primeiros sintomas na adolescência. Alterações do humor ao longo do dia, sentimentos de desespero e pânico, ansiedade excessiva, medo, dependência (seja por jogos, compras, comida etc.), baixa autoestima e sensação de vazio são alguns dos sintomas dessa síndrome. Em geral, portadores da Síndrome de Borderline alternam momentos estáveis com surtos psicóticos, apresentando comportamentos fora da normalidade.

Diagnóstico da Síndrome de Borderline

Um psiquiatra é quem faz o diagnóstico da Síndrome de Borderline a partir de relatos do paciente e de familiares. Exames como hemograma e sorologia ajudam a excluir outras doenças como depressão e esquizofrenia.

Pessoas com Síndrome de Borderline

Estima-se que 1,6% da população mundial seja portadora dessa síndrome e o diagnóstico é realizado, principalmente, em mulheres.

Influência dos fatores genéticos

A Síndrome de Borderline é cinco vezes mais frequente em parentes biológicos de 1º grau de pessoas com o transtorno do que na população em geral. Geralmente, pacientes que apresentam esses sintomas têm pais com a doença.

A Síndrome de Borderline tem cura

A Síndrome de Borderline não tem cura, mas pode ser perfeitamente controlada. Ela requer tratamento constante com medicamentos antidepressivos, estabilizadores de humor e calmantes. Acompanhamento psicológico também é necessário para ajudar a pessoa a dominar suas emoções negativas.

Complicações da Síndrome de Borderline

Pacientes que sofrem com a Síndrome de Borderline apresentam risco aumentado de uma série de condições, tais como distúrbios alimentares, obesidade mórbida, DSTs, gravidez indesejada, acidentes e até, em casos mais graves, chegar a tentar suicídio.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Síndrome de Borderline: o que é', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade