O gasto energético é a quantidade de energia que o corpo necessita para realizar as funções orgânicas do dia. Para calcular o gasto calórico de uma pessoa em repouso durante 24 horas é preciso realizar um exame de calorimetria indireta. Com ele, descobrimos se um indivíduo possui metabolismo lento ou acelerado. Em muitas ocasiões, a calorimetria indireta é fundamental para compreender o que se passa com quem fica anos lutando contra o peso.
Três fatores fundamentais atuam sobre o gasto calórico de uma pessoa. São eles nível de atividade física, termogênese dos alimentos e gasto metabólico em repouso - medido no exame de calorimetria indireta.
O fator que pode ser modificado mais facilmente é a atividade física. Ao somarmos o gasto proveniente dos exercícios com o gasto metabólico descobrimos o gasto energético total do paciente. Este valor é o considerado para se formular um plano de alimentação individualizado e levando em conta as funções metabólicas do paciente.
O paciente deve permanecer em jejum e sem fazer atividade física durante 12 horas antes de fazer o exame de calorimetria indireta. É também recomendado que o paciente descanse por cerca de 15 minutos antes da realização do teste para reduzir ao máximo a atividade do organismo associado à chegada ao local do exame.
Na sequência, o paciente será deitado em uma maca e uma espécie de máscara é preso ao rosto do paciente. O objeto possui um tubo que permite a respiração. Desta forma, o paciente entra na máquina que fará as medições necessárias durante 20 minutos. É preciso que o paciente se mantenha tranquilo durante todo o tempo e sem maiores distrações.
O gasto de energia produz troca de gases. Para gastar as calorias entregues pelos nutrientes, o organismo consome oxigênio e produz dióxido de carbono. A calorimetria indireta é, portanto, um processo que mede o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono.
A calorimetria indireta mede o gasto energético em repouso da pessoa, ou seja, informa quantas calorias o organismo dispensa sem realização de esforço físico. Assim, o exame identifica se o metabolismo do paciente está dentro da normalidade ou encontra-se acelerado ou lento. A informação obtida permite calcular também as necessidades energéticas diárias do paciente, com o objetivo de ajustar o regime alimentar em função das suas características específicas.
Pessoas com sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida - com base no índice de massa corporal (IMC) - são as indicadas para realização do exame de calorimetria indireta.
Foto: © Andrey_Popov - Shutterstock.com