O sono excessivo é um distúrbio que faz com que uma pessoa tenha dificuldade para se manter acordado durante o dia. A média de sono em adultos é de oito horas por noite, porém há quem durma menos e se sinta bem. Pessoas que dormem mais de 10 horas por noite podem ser portadoras de sonolência excessiva.
Em excesso, o sono gera prejuízos no desempenho escolar, profissional, social e afetivo, além de gerar déficits cognitivos e aumentar o risco de acidentes.
Esse sintoma pode ser causado por privação de sono involuntária, síndrome de apneia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas, medicamentos, narcolepsia, distúrbios do ritmo circadiano e hipersonia idiopática.
Gestantes costumam ter muito sono, especialmente no início da gravidez. Isso é causado pelo aumento nos níveis de progesterona, fenômeno normal na gestação. Geralmente, mulheres grávidas sentem muito sono durante o dia, mas, à noite, têm dificuldades para dormir e, por isso, o ideal é tirar um cochilo à tarde, se possível.
O tratamento da sonolência excessiva deve, primeiramente, descobrir as causas do problema. Um médico especialista em distúrbios do sono fará o diagnóstico correto e o tratamento adequado para cada caso.
Foto: © lenetstan - Shutterstock.com