Dor no coração: o que pode ser

A dor na região esquerda do peito, ou chamada 'dor no coração' geralmente surge na parte frontal do corpo, abaixo do pescoço e acima do abdômen superior. Suas causas são diversas e ela pode migrar para outras regiões do corpo.

Sintomas de dor no coração

Na maioria dos casos, a angina é relacionada a problemas no coração, que podem se manifestar por meio de uma sensação de aperto no peito, dor que se espalha pelo corpo, em regiões como pescoço, costas, nuca, ombros e braços, dor recorrente, falta de ar, tontura, vômitos e sudorese.

Outros motivos de dor no coração

Quando a dor no peito não está relacionada ao coração, ela pode vir combinada com gosto amargo na boca, dificuldade de deglutição, dor que se agrava quando se respira fundo ou tosse e sensibilidade na região do peito.

Possíveis causas da dor no coração

Quando está ligada ao próprio órgão, a dor no coração pode indicar infarto, angina, dissecção aórtica e pericardite. Essa dor pode ainda significar azia ou refluxo, úlceras, gastrites, problemas no esôfago, vesícula biliar ou pâncreas.

Há, ainda, as causas ligadas aos ossos e músculos, como costelas lesionadas, dores musculares e síndrome costosternal. Embolia pulmonar, pleurisia, pulmão colapsado e hipertensão pulmonar também podem gerar dores no coração.

Dores no coração e ataques de pânico

As crises de ansiedade podem se manifestar de diferentes formas e uma delas é a dor no peito, semelhante à dor de um infarto. Muitas vezes, os pacientes se encaminham ao hospital pensando que estão sofrendo de algum mal no coração, porém o diagnóstico é de ataque de pânico.

Quando a dor no coração preocupa

É importante avaliar bem os sintomas da dor no coração e procurar ajuda médica caso a dor no coração venha acompanhada com aperto intenso no peito, náuseas, tontura, suor ou taquicardia, se ela irradiar para mandíbula, braço esquerdo ou entre as escápulas ou se você tiver dor repentina e aguda no peito, com dificuldade para respirar, após uma viagem longa ou longo período de cama.

Foto: © Lujpco Smokovski - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Dor no coração: o que pode ser', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade