O soluço é um fenômeno causado pela estimulação do nervo vago, que se localiza no cérebro e irriga o estômago e o diafragma. Quando há mudança brusca de temperatura ou se ingere bebidas com gás, ele pode ser acionado, gerando o soluço. Veja como pará-lo.
O soluço pode também ser causado pela ingestão de uma grande quantidade de comida, gargalhadas intensas, bebidas alcoólicas, derrame cerebral, traumatismo, tumor cerebral, anestesia, insuficiência renal, respiração rápida e ofegante, hepatite, pneumonia e pancreatite.
Parar a respiração por alguns instantes, voltando a respirar depois e ingerindo um copo de água gelada é uma das medidas para combater o soluço. Em casos persistentes e que durem horas, é recomendável procurar ajuda médica.
A água é um ótimo remédio caseiro para combater o soluço e, por isso, recomenda-se beber um copo de água fria ou fazer gargarejos com água quando estiver soluçando. Ingerir gelo picado também pode ajudar a combater o soluço, pois isso estimula o nervo vago.
Para combater o soluço em bebês deve-se colocá-lo para mamar porque o estímulo da sucção bloqueia o reflexo do soluço, que geralmente é ocasionado pelo fato de o diafragma do bebê ainda não estar completamente desenvolvido. Caso o bebê tenha mamado há pouco tempo, o melhor a se fazer é deixá-lo de pé depois de mamar para que ele possa arrotar.
Foto: © Piotr Marcinski - 123RF.com