Como aliviar a dor de dente

A dor de dente é uma das mais desagradáveis para o ser humano. O problema pode ter diferentes causas e cada uma delas exige um tratamento específico para o alívio dos sintomas. Porém, o mais importante ao se constatar uma dor de dente importante e constante é procurar um dentista para avaliação e tratamento adequados.

Como aliviar a dor de dente inflamado

O dente inflamado recebe este nome quando uma cárie evolui até provocar dor intensa e permanente, inflamação da gengiva e sensibilidade ao toque. Em alguns casos, o paciente pode ter febre. Além de buscar um dentista rapidamente, a pessoa pode realizar tratamentos caseiros para alívio das dores, tais como bochecho com água morna e sal e aplicação de gelo no lado afetado a cada três horas. Também é importante realizar cuidadosa e completa limpeza da região em que está o dente inflamado para evitar acúmulo de restos de comida.

Como aliviar a dor de dente por aparelho

O uso de aparelho ortodôntico pode provocar dores. Em geral, elas ocorrem nos primeiros dias de colocação, pois o objetivo do aparelho é forçar os dentes a se moverem, o que gera reação adversa do organismo. Essas dores tendem a desaparecer em três dias. Para aliviar as dores, aplique um pano quente na região ou morda um pedaço de pano. A ativação promovida na circulação pode reduzir a sensação dolorosa. Por fim, é importante não mexer no aparelho, pois há risco de danificá-lo e provocar dores ainda piores. Caso as dores durem mais de quatro ou cinco dias, procure o seu dentista para que ele avalie se há algum problema.

Como aliviar a dor do siso

O nascimento dos sisos, que ocorre por volta dos 20 anos, pode ser bastante doloroso para algumas pessoas já que os novos dentes podem acabar empurrando os demais para terem espaço para crescer. O alívio das dores deve ser feito por meio de aplicação de gelo e bochecho com água morna e sal. Se as dores forem constantes, procure um dentista.

Como aliviar a dor de dente na gravidez

As dores de dente são comuns na gravidez por conta do aumento na liberação de hormônios durante a gestação e a maior sensibilidade da grávida a dores. No entanto, o uso de qualquer medicamento - como analgésicos para alívio de dores - por gestantes é sempre perigoso e só deve ocorrer sob prescrição médica. Contra as dores de dente, a grávida deve lançar mão de métodos alternativos, como a aplicação de gelo na região afetada.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como aliviar a dor de dente', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade