Como manter o peso depois de uma dieta

Faça uma pergunta
Perder peso é objetivo de muita gente, mas pode não ser a parte mais desafiadora de uma dieta. Para a maioria das pessoas, não recuperar os quilos perdidos e estabilizar seu peso ideal após fazer um regime é muito mais difícil. Receba nesta dica alguns conselhos para manter seu peso ao final de uma dieta.


Como manter o peso ideal

O primeiro passo para manter o peso ideal depois de perder alguns quilos extra com uma dieta é não voltar aos maus hábitos alimentares que estiveram na origem do ganho de peso original. Neste sentido, é muito importante continuar comendo em intervalos regulares, não beliscar entre as refeições e continuar realizando atividade física regular.

Como manter o peso após uma dieta radical

Dietas radicais, que proporcionam perda de peso muito rápida, não são recomendadas justamente porque na maioria das vezes o paciente não teve tempo e orientação suficientes para abandonar seus hábitos alimentares e de vida pouco saudáveis. É por isso que dietas devem ser feitas a longo prazo, acompanhadas por um médico especialista e precisam envolver, acima de tudo, um processo de reeducação alimentar por parte do paciente. Dietas 'milagrosas' têm risco muito maior do chamado efeito sanfona.

Como evitar o efeito sanfona

O efeito sanfona - observado em pessoas que oscilam entre perdas e ganhos de peso - é um fenômeno bastante perigoso para pacientes em dieta. Em geral, essas pessoas acabam ganhando mais peso do que haviam perdido, tornando-se ainda mais obesas. Além disso, ele pode ter um efeito psicológico muito negativo sobre o paciente. Para evitá-lo, é essencial reintroduzir alimentos cortados da lista durante a dieta de maneira paulatina e sem exagerados. Também é necessário que a pessoa siga consumindo os alimentos que foram acrescentados com o regime.

Cardápio para manter o peso

O cardápio para manter o peso ideal consiste na preferência do paciente por alimentos naturais, principalmente frutas, verduras, legumes e carnes brancas. Por outro lado, carnes vermelhas, comida processada, frituras e doces devem ser de consumo moderado. Além disso, é importante manter reduzido o consumo de bebidas alcoólicas. Por fim, o paciente também deve estar consciente que escapadas da dieta - como jantares em restaurantes ou na casa de amigos - precisam ser compensados com refeições menos calóricas nos dias anteriores ou seguintes ao evento social.

Praticar atividade física

Praticar atividade física com regularidade é fundamental tanto para quem deseja perder peso quanto para os que apenas buscam estabilizá-lo. A recomendação de especialistas é para que se pratique ao menos 30 minutos de exercícios físicos aeróbicos por dia em intensidade moderada. Afastar-se do sedentarismo também passa por subir escadas e preferir ir a pé aos seus compromissos quando for possível.

Aprenda a relaxar e buscar o prazer

Assim como muitas outras atividades, comer bem é um prazer e pouquíssimas pessoas são capazes de permanecer em dieta com restrição calórica durante toda a vida. O importante é manter-se relaxada, sentir-se satisfeita com seu corpo e compreender que pequenas fugas da dieta são completamente normais e podem ser compensadas facilmente com ajustes simples na dieta durante alguns dias.

Foto: © Nanisimova - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também