É possível perder peso de maneira bastante rápida. Algumas pessoas relatam ter perdido de 6 a 7 kg em apenas um mês. Porém, perder peso tão rapidamente é muito perigoso para a saúde e 95% dos casos de perda de peso rápida resultam em recuperação do peso em pouco tempo.
Emagrecer muito rapidamente é sinal de que há um problema. Ele pode indicar alguma doença, nos casos em que o paciente não fez alterações em seu regime alimentar, ou apontar para uma dieta pouco saudável. Regimes com pouquíssimas calorias ou pouco balanceados podem parecer milagrosos em um primeiro momento, mas, a médio e longo prazo, resultam em carência de nutrientes, doenças e recuperação do peso inicial. Por fim, o emagrecimento com base no uso de medicamentos e outras pílulas é altamente contraindicado, especialmente pela sobrecarga que podem acarretar sobre órgãos como o fígado.
Não se deixe levar por propagandas em revistas, anúncios de televisão ou por comentários de amigos e pessoas próximas. Dietas milagrosas - que prometem perda de peso muito rápida, às vezes sem exigir esforços - simplesmente não existem. Perder peso é uma ação que demanda acompanhamento médico e o aprendizado gradual de novos hábitos alimentares.
O efeito sanfona - ou efeito ioiô - corresponde à incapacidade do paciente em manter um peso estável. Ele emagrece rapidamente, recupera o peso perdido ao terminar a dieta e recomeça uma nova dieta para perder novamente os quilos a mais. A alternância entre perda e ganho de peso pode ser muito perigosa para a saúde e provocar, além de sobrepeso e obesidade, episódios depressivos. Além disso, o ganho posterior de peso tende a ser maior que a perda obtida.
O emagrecimento muito rápido, quando não ocorre por meio de uma dieta, pode indicar uma série de doenças. Entre elas estão os transtornos alimentares (anorexia e bulimia), hipertireoidismo, diabetes não controlado, Aids, tuberculose, mal de Parkinson e algumas formas de câncer. Além disso, o alcoolismo e abuso de outras drogas também podem provocar emagrecimento muito rápido.
Foto: © prudkov - Shutterstock.com