Cinco dicas antes de começar uma dieta

Existem, atualmente, milhares de livros e sites propondo os mais variados tipos de dieta, todas garantindo que o emagrecimento desejado pelo paciente será alcançado. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados antes de se iniciar uma dieta para que ela seja bem-sucedida.

Dicas antes de iniciar uma dieta

Procure um médico

O primeiro passo para iniciar uma dieta é buscar aconselhamento de um nutricionista ou endocrinologista. Dietas devem ser individualizadas e formuladas por um profissional com gabarito para tal. Não faça dietas com base em dicas de revistas, sites ou amigos.

Tenha paciência

Não tenha pressa em emagrecer rapidamente. A perda de peso em pouco tempo pode ser danosa à saúde. O importante é saber que a perda de peso gradual vai proporcionar muito mais chances de manutenção do peso ideal do que dietas de emagrecimento rápido.

Não demonize alimentos

Estar acima do peso não é culpa do abuso de apenas um tipo de alimento, mas de um estilo de alimentação inadequado. Pessoas chocólatras, por exemplo, não precisam interromper completamente o consumo de chocolate, mas adaptar sua dieta para permitir a ingestão moderada do alimento.

Não idealize alimentos

Por outro lado, alimentos ditos saudáveis também não devem ser idealizados. Consumir qualquer produto em excesso pode ser prejudicial ao seu regime alimentar.

Use sempre a mesma balança

Pesar-se regularmente é fundamental para acompanhar o andamento da sua dieta. Escolha uma periodicidade - o ideal é uma pesagem por semana - e confira seu peso no mesmo horário ou momento do dia, como depois do café da manhã, por exemplo. Também é muito importante que você utilize sempre a mesma balança já que cada aparelho pode indicar um peso diferente. Se puder, tenha uma balança em casa para poder se pesar descalço e com pouca roupa.

Conselhos durante a dieta

Como já dito, a dieta deve ser individualizada. No entanto, alguns conselhos gerais podem ser dados, tais como evitar o consumo excessivo de sal, reduzir a ingestão de bebida alcoólica e refrigerantes, comer em horários regulares, evitar beliscar ao longo do dia e beber bastante água.

Escolha dos alimentos

A seleção dos alimentos também é sempre importante. Dê preferência para alimentos naturais e reduza o consumo de comida processada. Escolha, por exemplo, ervilhas in natura no lugar da versão em lata, que tem mais sal e conservantes. Além disso, faça compras com estômago cheio, pois isso evita a compra de alimentos tentadores.

Não há dieta sem atividade física

A prática de atividade física regular - ao menos 30 minutos por dia - é essencial para quem deseja emagrecer. Apenas ajustar o total de calorias consumidas sem aumentar o gasto calórico por meio da atividade física não é eficaz.

Foto: © Kzenon - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cinco dicas antes de começar uma dieta', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade