Existem, atualmente, milhares de livros e sites propondo os mais variados tipos de dieta, todas garantindo que o emagrecimento desejado pelo paciente será alcançado. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados antes de se iniciar uma dieta para que ela seja bem-sucedida.
O primeiro passo para iniciar uma dieta é buscar aconselhamento de um nutricionista ou endocrinologista. Dietas devem ser individualizadas e formuladas por um profissional com gabarito para tal. Não faça dietas com base em dicas de revistas, sites ou amigos.
Não tenha pressa em emagrecer rapidamente. A perda de peso em pouco tempo pode ser danosa à saúde. O importante é saber que a perda de peso gradual vai proporcionar muito mais chances de manutenção do peso ideal do que dietas de emagrecimento rápido.
Estar acima do peso não é culpa do abuso de apenas um tipo de alimento, mas de um estilo de alimentação inadequado. Pessoas chocólatras, por exemplo, não precisam interromper completamente o consumo de chocolate, mas adaptar sua dieta para permitir a ingestão moderada do alimento.
Por outro lado, alimentos ditos saudáveis também não devem ser idealizados. Consumir qualquer produto em excesso pode ser prejudicial ao seu regime alimentar.
Pesar-se regularmente é fundamental para acompanhar o andamento da sua dieta. Escolha uma periodicidade - o ideal é uma pesagem por semana - e confira seu peso no mesmo horário ou momento do dia, como depois do café da manhã, por exemplo. Também é muito importante que você utilize sempre a mesma balança já que cada aparelho pode indicar um peso diferente. Se puder, tenha uma balança em casa para poder se pesar descalço e com pouca roupa.
Como já dito, a dieta deve ser individualizada. No entanto, alguns conselhos gerais podem ser dados, tais como evitar o consumo excessivo de sal, reduzir a ingestão de bebida alcoólica e refrigerantes, comer em horários regulares, evitar beliscar ao longo do dia e beber bastante água.
A seleção dos alimentos também é sempre importante. Dê preferência para alimentos naturais e reduza o consumo de comida processada. Escolha, por exemplo, ervilhas in natura no lugar da versão em lata, que tem mais sal e conservantes. Além disso, faça compras com estômago cheio, pois isso evita a compra de alimentos tentadores.
A prática de atividade física regular - ao menos 30 minutos por dia - é essencial para quem deseja emagrecer. Apenas ajustar o total de calorias consumidas sem aumentar o gasto calórico por meio da atividade física não é eficaz.
Foto: © Kzenon - Shutterstock.com