Noradrenalina - Definição

Setembro 2017


Definição de noradrenalina

A noradrenalina, também chamada de norepinefrina, é uma substância principalmente utilizada no sistema nervoso simpático (SNS). Ela faz parte do grupo de neuromediadores e seu papel é transmitir mensagens pelos nervos aos diferentes componentes do organismo através de diversos processos fisiológicos. Ela é similar à adrenalina, outro mediador do SNS. Entre outras funções, a noradrenalina facilita a redução do diâmetro de alguns vasos sanguíneos, o aumento da frequência dos batimentos cardíacos e permite, também, aumentar a pressão arterial quando for necessário. Ela também permite a contração de alguns órgãos e a tendência a desacelerar o trânsito intestinal.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de março de 2017 às 16:02 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Noradrenalina - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.