Benefícios e propriedades da manjerona

A manjerona é uma planta originária da Europa de nome científico Origanum majorana que possui propriedades medicinais. De cheiro forte, a manjerona vem sendo enquadrada nos últimos anos na classe dos superalimentos por trazer uma série de efeitos positivos para a saúde.

Composição da manjerona

Na composição química da manjerona estão diversos óleos essenciais, como beta-pineno, terpineno e linalol, que são responsáveis por garantir os benefícios do seu consumo, que pode ser feito em forma de chá ou como tempero de refeições.

Benefícios da manjerona

A manjerona atua sobre o sistema digestivo e combate problemas relacionados ao trânsito intestinal e ao funcionamento do estômago. Por conta disso, ela é utilizada para o tratamento de diarreia, má digestão e falta de apetite. A planta também age sobre problemas respiratórios, como asma, bronquite, gripe e tosse com coriza. Além disso, a manjerona alivia dor reumática, cólicas menstruais e intestinais. Também costuma-se atribuir à manjerona caráter afrodisíaco e responsável pelo combate à falta de desejo sexual.

Como fazer chá de manjerona

O chá de manjerona é a forma mais comum de consumo da planta. Prepare a infusão com duas colheres de sopa de manjerona para cada litro de água utilizado.

Chá de manjerona na gravidez

O chá de manjerona é um dos muitos chás que não são recomendados para grávidas. A manjerona também é contraindicada para mulheres em período de amamentação, bem como para pacientes com diabetes.

Chá de manjerona para bebê

Bebês de até seis meses só devem ser alimentados com o leite materno, não devendo ingerir nenhum outro líquido. A partir desta idade, alimentos mais sólidos e outras bebidas podem ser incluídas, mas o chá de manjerona não é indicado para bebês por poder causar efeitos colaterais mais importantes do que entre adultos, que já tem o organismo totalmente constituído.

Manjerona como tempero

Além de ser usado na forma de chá, a manjerona pode ser aproveitada como tempero de comidas e substitui o orégano, que tem características similares. Comum na região do Mediterrâneo, a planta é utilizada em pratos típicos locais como o zattar árabe e a mistura francesa chamada de ervas da Provença.

Foto: © Alfio Scisetti - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Benefícios e propriedades da manjerona', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade