Alimentos que melhoram a cognição

Manter uma alimentação balanceada não é importante apenas para o corpo. A mente também se beneficia de hábitos alimentares saudáveis e alguns alimentos específicos apresentam a capacidade de melhorar as funções neuronais e cognitivas. Saiba quais produtos inserir na dieta para obter esses ganhos. As indicações que seguem são baseadas em estudo realizado por pesquisadores da Universidade Deakin, na Austrália.

Vitaminas B1, B6 e B12

As vitaminas B1, B6 e B12 são responsáveis por melhorar o funcionamento dos sistemas nervoso e cognitivo. A vitamina B1 pode ser encontrada principalmente nas oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes. Já as vitamina B6 e B12 estão presentes no bife de fígado e nos chamados peixes azuis, como salmão e sardinha.

Ômega 3

Outra substância com participação na melhora cognitiva dos indivíduos é o ômega 3. Bem como as vitaminas B6 e B12, ele é encontrado no salmão, sardinha e atum. Além disso, a gema de ovo e algumas carnes de caça, como vitela e cordeiro, também são fontes de ômega 3.

Ferro

O consumo de ferro é recomendado principalmente porque sua carência no organismo pode levar ao desenvolvimento de uma anemia. A substância, no entanto, também auxilia nas funções cognitivas. Suas principais fontes são leguminosas, como feijão e lentilha, além de vegetais verdes folhosos, caso do espinafre.

Iodo

A carência de iodo é a causa principal do bócio, que corresponde ao aumento do volume da glândula tireoide e, consequentemente, do pescoço. A redução dos seus níveis também reduz a capacidade de trabalho dos neurônios. A deficiência de iodo, no entanto, está praticamente extinta no Brasil pois a adição do elemento no sal de cozinha é obrigatória.

Outros alimentos

O mesmo estudo da universidade australiana mostram que alguns produtos são capazes de aumentar a concentração dos indivíduos. São eles tomate, morango e blueberry.

Foto: © Edward Westmacott - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Alimentos que melhoram a cognição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade