Olho de peixe: sintomas e tratamento

Novembro 2017

O olho de peixe é uma doença de pele que origina uma espécie de verruga. Pode se localizar na sola dos pés (verruga plantar) e nas mãos (verruga palmar) e causa bastante desconforto se não for eliminada adequadamente.


Sintomas do olho de peixe

Essa doença se manifesta por meio de uma elevação da pele, que cria uma pequena lesão de cor amarelada e com um pontinho preto no meio.

Causas do olho de peixe

O olho de peixe é causado pelo vírus HPV, que contamina a pele quando entra em contato com ela. É o mesmo causador das verrugas genitais e do herpes labial.

Olho de peixe na mão

O olho de peixe na mão costuma gerar muito desconforto e pode ter uma raiz mais profunda, que necessitará de intervenção cirúrgica. Com anestesia local, esse procedimento não gera dores.

Olho de peixe no pé

O olho de peixe, quando localizado no pé, costuma gerar muito desconforto e dificuldade para andar. Em muitos casos, a pessoa pode contaminar outras regiões do pé ao coçar a ferida, fazendo com que haja vários pontos pretos, característicos do olho de peixe, na região.

Tratamento para olho de peixe

O tratamento indicado para olho de peixe depende da profundidade da lesão e de seu tamanho. Geralmente, o médico prescreve remédios tópicos que matam a pele e, consequentemente, o olho de peixe. Em casos mais extremos é necessário recorrer a uma cirurgia.

Tratamento caseiro contra olho de peixe

Algumas receitas simples e caseiras podem ser eficazes no combate aos estágios iniciais do olho de peixe. A primeira sugestão é o óleo de angico, que pode ser aplicado a um algodão com o qual serão feitas compressas sobre a lesão. Compressas com o pó do ácido acetilsalicílico também são indicadas para o tratamento do olho de peixe.

Olho de peixe é contagioso

O olho de peixe é uma doença extremamente contagiosa, que sangra com facilidade ao ser ferida e aumenta os riscos de contágio para outras pessoas e outras regiões do corpo.

Foto: © Maksym Bondarchuk - Shutterstock.com
Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 12 de abril de 2017 às 15:19 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Olho de peixe: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.