Tribulus terrestris: quando e como usar

O tribulus terrestris é um fitoterápico proveniente de uma erva encontrada principalmente no Mediterrâneo. Suas principais finalidades incluem o ganho de massa magra e o vigor sexual.

Para que serve a tribulus terrestris

Geralmente, as mulheres que fazem uso do tribulus terrestris têm o objetivo de reduzir os sintomas da menopausa. A planta funciona como analgésico e alivia dores menstruais e de outros tipos.

Tribulus terrestris para homens

Essa planta tem o poder de aumentar a presença de testosterona no organismo, promovendo o ganho de massa muscular e aumentando o desejo sexual.

Benefícios do tribulus terrestris

Se consumido com acompanhamento médico, o tribulus terrestris pode melhorar o desempenho esportivo e aumentar a massa muscular, além de agir como estimulante sexual natural. Há, ainda, estudos que indicam sua atuação na prevenção do diabetes.

Tribulus terrestris e ganho de peso

Por aumentar a massa muscular e o nível de testosterona no organismo, especula-se que essa planta pode engordar, porém o que acontece é a substituição da massa gorda pela magra. O tribulus terrestris ajuda ainda a reduzir o inchaço, já que possui ação diurética.

Como usar o tribulus terrestris

Comercializado em pó, o tribulus terrestris deve ser receitado de acordo com a necessidade de cada paciente. O consumo abaixo do necessário não trará os benefícios esperados enquanto a ingestão acima dos limites recomendados aumenta os riscos de efeitos colaterais importantes.

Dosagem do tribulus terrestris

Geralmente, a dosagem de tribulus terrestris prescrita varia de 250 a 1500 miligramas diários. Além disso, costuma-se recomendar que uma pessoa não passe mais de três semanas fazendo uso da substância. Em média, calcula-se que para cada 20 dias de uso deve-se interromper o consumo de uma a três semanas.

Efeitos colaterais do tribulus terrestris

Alguns estudos apontam que a planta pode gerar toxidade e ginecomastia (crescimento da mama nos homens). Por isso, é preciso consumir o tribulus terrestris com cautela e sempre com acompanhamento médico.

Foto: © Petr Podroužek - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Tribulus terrestris: quando e como usar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.