Triglicerídeos alto: o que fazer

O nível alto de triglicerídeos no sangue é uma das principais causas de doenças cardíacas, já que os triglicerídeos são a gordura criada pelo corpo quando você ingere mais calorias do que gasta.

O que são triglicerídeos altos

Por meio da realização do exame de sangue, é possível identificar o nível de triglicerídeos no sangue. Resultado abaixo de 150 miligramas por decilitro de sangue é considerado normal; até 199 mg/dl é considerado moderado-alto; até 499 mg/dl é considerado alto e acima de 500 mg/dl, é considerado muito alto.

Qual é a diferença entre triglicerídeos e colesterol

Ambos são lipídios que circulam no sangue. Enquanto os triglicerídeos são responsáveis por armazenar energia não utilizada pelo corpo, o colesterol é usado para construir células e hormônios. Eles são essenciais para o funcionamento do corpo, mas podem causar sérios problemas quando encontrados em excesso.

Triglicerídeos alto é perigoso

Níveis altos de triglicerídos no sangue aumentam o risco de doenças cardíacas, multiplicando os problemas causados pelo nível de colesterol alto, pressão alta e diabetes. Os triglicerídeos ajudam a bloquear as artérias e podem causar problemas como ataque cardíaco e derrame.

O que triglicerídeos alto pode indicar

Um nível de alto de triglicerídeos pode ser sinal de diabetes tipo 2 não controlada, doenças no fígado e no rim ou uma condição genética rara que afeta como o corpo transforma a gordura em energia. Uma pessoa que tem síndrome metabólica também pode apresentar triglicerídeos alto, especialmente se tiver excesso de gordura abdominal, hipertensão, nível alto de glicose no sangue, baixo índice de colesterol bom (HDL) e alto nível de triglicerídeos.

Sintomas de triglicerídeos alto

Um nível alto de triglicerídeos na corrente sanguínea não tem sintomas. Por isso, deve ser investigado constantemente por meio de exames de sangue. Apenas quem tem excesso de triglicerídeos em função de uma condição genética pode apresentar os xantomas – manchas amareladas e avermelhadas na pele que são depósitos de gordura.

Como reduzir o nível de triglicerídeos alto

A alimentação é um ponto-chave para melhorar níveis de triglicerídeos no sangue. Você deve equilibrar a sua alimentação para que não consuma mais calorias do que gasta, reduzindo o consumo de gorduras trans, carboidratos, açúcares e álcool. Fibras devem ser ingeridas constantemente. Exercícios físicos também são fundamentais, bem como parar de fumar e investigar se o uso de alguns medicamentos estão elevando o nível de triglicerídeos no sangue.

Foto: © BlueRingMedia - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Triglicerídeos alto: o que fazer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade