Remédio para anemia

A anemia é uma doença que se expressa em diversas formas, mas é marcada fundamentalmente pela redução no número de hemácias e hemoglobina no sangue do paciente afetado. A forma mais comum de anemia é a chamada ferropriva, condição causada pela deficiência em ferro do paciente.

Tratamentos para anemia

O principal tratamento para casos de anemia ferropriva é a realização de suplementação de ferro seja por meio de compostos artificiais seja pela ingestão aumentada da substância na alimentação. Os alimentos mais ricos em ferro são carne vermelha, vegetais verde-escuros e leguminosas, como feijão e lentilha.

Remédio para anemia profunda

Os casos de anemia profunda são os mais graves e podem exigir administração intravenosa dos suplementos de ferro e outros medicamentos. Nestes casos, o médico também deve buscar se há algum problema gastrointestinal que esteja provocando hemorragia destes órgãos. Em situações ainda mais complexas, transfusões de sangue também podem ser feitas.

Remédio para anemia falciforme

A anemia falciforme é uma condição hereditária grave que faz com que as hemácias do indivíduo adquiram a forma de foices (daí o nome da doença) e morram rapidamente. Isto, além da anemia, pode provocar obstrução do fluxo sanguíneo e fortes dores ao paciente. O único remédio recomendado para esta doença crônica é a hidroxiureia, ofertada no Sistema Único de Saúde. O tratamento de anemia falciforme deve ser feito sob estrito acompanhamento médico.

Remédio para anemia infantil

Existem alguns remédios para anemia mais amigáveis para as crianças por serem administrados em gotas e contarem com gostos adocicados. No entanto, o principal para o combate da anemia em crianças é estimular uma alimentação balanceada e rica em ferro.

Remédio caseiro para anemia

Os remédios caseiros receitados para a anemia são aqueles produtos ricos em ferro e/ou vitamina C, substância responsável por aumentar a absorção de ferro pelo organismo. Entre estas receitas estão chá de artemísia, suco de abacaxi com salsinha e suco de ameixa.

Foto: © Spectral-Design - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Remédio para anemia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade