Propriedades do chá de eucalipto

As infusões com folhas de eucalipto, que podem ser acompanhadas de abacaxi e canela, por exemplo, são eficazes para desintoxicar o organismo e contribuem para a perda de peso.

Chá de eucalipto para emagrecer

O eucalipto e o abacaxi, cada um a sua maneira, podem ser importantes aliados para a perda de peso. O abacaxi aporta fibras e tem propriedades antioxidante, diurética e saciante enquanto a folha de eucalipto auxilia na metabolização da glicose. Tomadas na forma de chá, a combinação dos dois produtos ajuda no contexto de uma dieta para emagrecer.

No entanto, nenhum produto, por melhores propriedades que tenha, é capaz de promover emagrecimento sozinho. O chá de eucalipto, assim como qualquer outro chá ou alimento, pode apenas auxiliar neste processo. A perda de peso consistente e saudável só pode ser obtida com a combinação entre dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos.

Chá de eucalipto para gripe

Tomar chá de eucalipto também é um poderoso remédio caseiro contra a gripe e resfriado por conta de suas propriedades expectorantes e descongestionantes. O chá, que pode ser adoçado com mel, deve ser tomado duas ou três vezes ao dia, por não mais de três dias seguidos.

Chá de eucalipto para inalação

A gripe e resfriado também pode ser tratada com inalações de eucalipto. Além disso, esse procedimento é utilizado como complemento a tratamentos contra asma e bronquite, entre outras condições respiratórias. A inalação deve ser feita duas ou três vezes por dia. Em geral, não é recomendado combinar a inalação e a ingestão do chá de eucalipto no mesmo dia.

Como preparar um chá de eucalipto e abacaxi

Para preparar o chá de eucalipto com abacaxi é preciso bater no liquidificador 1 litro de chá de eucalipto e duas ou três fatias grandes de abacaxi até que eles fiquem bastante homogêneos. Caso queira, adoce a mistura com adoçante ou acrescente suco de limão.

O consumo de 500 mililitros do chá deve ser feito após acordar, ainda em jejum, já que neste momento do dia o corpo se encontra mais receptivo para esta classe de nutrientes. Os 500 ml restante devem ser bebidos ao longo do dia. Recomenda-se não consumir esta mistura por mais de uma ou duas semanas. Caso o produto auxilie no resultado geral da dieta, volte a tomá-lo cerca de seis semanas depois.

Como fazer um creme de eucalipto caseiro

O eucalipto também pode ser utilizado na forma de creme e é visto por muitos como uma forma de combater a gordura localizada. Para preparar o creme de eucalipto, você deve utilizar 150 ml de creme hidratante corporal e misturar ao gel um maço de babosa, que é extraído facilmente. Na sequência, acrescente meio copo de chá de eucalipto e, por fim, suco de um limão. A mistura deve ser feita até que o creme adquira uma consistência bastante espessa. Passe no abdômen de manhã e à noite.

Foto: © Alfio Scisetti - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Propriedades do chá de eucalipto', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade