Diabetes insípida

Faça uma pergunta

Definição

a diabetes insípida é uma patologia que afeta os rins. Eles são incapazes de reter a água evacuando assim uma grande quantidade de líquidos. A diabetes insípida é causada por uma deficiência do hormônio chamado de antidiurético ou HAD secretado por uma glândula do cérebro, o hipotálamo e conservada em outra glândula cerebral, a pituitária. A causa da diabetes insípida é portanto ou de origem neurológica por transtorno dessa secreção ou de sua liberação, seja de origem nefrogênica por uma má resposta do rim a este hormônio. Essa diabetes não tem nenhuma ligação com a diabetes açucarada dos diabéticos.

Manifestações

A diabetes insípida se manifesta da seguinte maneira:
  • Uma grande sede, que se traduz por uma vontade intensa de beber água;
  • Uma incapacidade de amenizar a sede;
  • Urinas muito pouco concentradas;
  • Uma secreção de urina em quantidade abundante, podendo chegar a 8 a 10 litros por dia.

Diagnóstico

o médico procederá aos exames sanguíneos e urinários. Em seguida, uma IRM encefálica será praticada para procurar um tumor ou outra anomalia ou nível da região hipotálamo-hipofisária que sinalizará um problema central em causa na diabetes insípida. Na ausência de lesão, o paciente será submetido a uma experiência onde será privado de água. Em um primeiro momento, a urina se faz pesar. Seu peso, seu pulso e sua pressão serão frequentemente controlados, e sua urina retirada e analisada. Essa prática será evidentemente efetuada em meio hospitalar, para fazer face rapidamente a uma eventual desidratação. Um teste administrando o HAD é igualmente possível para fazer o diagnóstico.

Tratamento

o tratamento da diabetes insípida é hormonal. Trata-se de administrar ao paciente um hormônio de síntese, a desmopresina, que substitui o hormônio que está faltando. Esse tratamento é na maioria das vezes essencial para a vida.

Prevenção

não existe meio de prevenção para a diabetes insípida.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Diabetes insípida', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.